Reflexões sobre a Voz no Teatro de Animação
Resumo
Estuda-se o uso da voz encarnada-desencarnada no teatro de animação, noqual, devido à enorme variação de tipos de bonecos-objetos e de situações,
atrizes-bonequeiras/atores-bonequeiros buscam vozes diferenciadas, timbres e
ressonâncias variados. Ao animar o inanimado, a/o atriz-bonequeira/atorbonequeiro
trabalha para dar a impressão de vida ao boneco-objeto através do
movimento, da respiração e da voz. A voz encarnada-desencarnada está
intimamente ligada a este processo de animar o inanimado. Uma das
especificidades do teatro de animação está no fato de o boneco-objeto ter a
sua fonte sonora externa ao seu corpo-matéria. E é no jogo, no movimento e
com a voz que se cria a animação. Consta-se uma tensão entre o encarnado e
o desencarnado como parte fundamental na prática do teatro de animação.
Referências
BELTRAME, Valmor. Animar o Inanimado: a formação profissional no teatro de bonecos. São Paulo: Tese. ECA, Universidade de São Paulo, 2001.
CURCI, Rafael. Dialéctica del Titiritero en Escena: Una propuesta
metodológica para la actuación con títeres. Buenos Aires: Colihue, 2007.
DA COSTA, Felisberto Sabino. A máscara e a formação do ator. Móin-Móin, n. 1. Jaraguá do Sul: SCAR/UDESC, 2005.
________________________. A poética do ser e não ser: procedimentos
dramáticos do teatro de animação. São Paulo: Tese. ECA, Universidade de São Paulo, 2000.
DAVINI, Silvia Adriana. Cartografías de la voz en el teatro contemporáneo: El caso de Buenos Aires a fines del siglo XX. Bernal: Universidad Nacional de Quilmes, 2007.
DAVINI, Silvia Adriana. Vocalidade e cena: tecnologia de treinamento e
controle de ensaio. Folhetim, n. 15 out-dez. Rio de Janeiro: Teatro do Pequeno Gesto, 2002.
JURKOWSKI, Henryk. Métamorphoses: La marionnette au XX – siècle.
Charleville-Mézières/Montpellier: Institut International de la
Marionnette/L’Entretemps, 2008.