PERFORMANCE E LITERATURA: O CATOLICISMO CARNAVALIZADO DE PADRE ANTÓNIO VIEIRA

  • Augusto Rodrigues da Silva Junior

Resumo

O catolicismo carnavalizado (BAKHTIN, 2002) de Padre António Vieira articulou cenas e ideias no Século XVII. Suas intervenções autoconscientes sobre o pregar em público e as reflexões sobre o teatro nos Sermões, fizeram do (seu) púlpito um locus dramaticus para performances e discussões que extrapolaram o campo religioso. Aproximando a abordagem de Turner (2008) sobre eventos culturais, como dramas sociais e estéticos, com a perspectiva de Schechner (2006) que analisa relações entre “Ritual, jogo e perfomance” é possível mapear um pensamento simbólico do jesuíta sobre o rito e o estético. Conjugando teorias da performance e estudos de literatura e cultura pretende-se ainda avaliar a presença do popular, do metafórico e do espetacular, articulados entre dramas e campos, nos Sermões de Vieira.

Referências

BAKHTIN, Mikhail. Cultura popular na Idade Média e no Renascimento – o contexto de François Rabelais. São Paulo: Annablume/Hucitec, 2002.

TURNER, Victor. Dramas, campos e metáforas: ação simbólica na sociedade humana. Niterói: EDUFF, 2008.

VIEIRA, António. Sermões. In: Obra Completa. Porto: Lello & Irmão Editores, 1959, Vol. I, Tomos I e II.

ZUNTHOR, Paul. A letra e a voz: a “literatura medieval”. São Paulo: Cia das Letras, 2001.

Seção
Estudos da Performance