A ginga de Deleuze, a mandinga de Barthes e os deslocamentos na Capoeira Angola
Resumo
Considerando a Capoeira Angola um sistema sígnico, um vocabulário – umalíngua, portanto, acredito ser possível, a partir da mesma, operar no terreno da criação
artística em gestos de deslocamento, o que, para Roland Barthes, implica/significa trapacear
(mandinga). Isso porém, sem necessariamente violentá-la, digamos assim, desconfigurá-la,
na medida em que ela me diz de meu vínculo social. Diria então: uma poética em ação de
pertencimento. A ginga, dentro desse contexto, assemelha-se ao rizoma de
Deleuze/Guattari: é trânsito e conectividade, oportuniza deslocamentos intra-sistêmicos e
linhas de fuga como o frevo, o batuque, o samba-duro, a dança da capoeira, estratégias em educação somática etc. Daí o termo forjado: ginga-rhízoma. Essas são reflexões de uma dançarina baiana contemporânea.
Referências
BARTHES, Roland. Aula. Trad. e pósfácio Leyla Perrone-Moisés. SP, Cultrix, 1989.
BIÃO, A. Estética Performática e Cotidiano. In “Performáticos, Performance e Sociedade”. Brasília, UnB, 1985, pp. 12-22.
______. Matrizes Estéticas: O Espetáculo da Baianidade. In “Temas em
Contemporaneidade, Imaginário e Teatralidade”. SP, Annablume, 2000, pp. 15-30.
CALVINO, Ítalo. Seis propostas para o próximo milênio, SP, Companhia das Letras, 2001.
CAPOEIRA, Nestor. Capoeira, os fundamentos da malícia, RJ, Record, 2001.
DELEUZE & GUATTARI. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia, Vol. 1.SP, Editora 34, 1995.
FERNANDES, C. O corpo em cena ensina. Salvador, EDUFBA, 1999.
GODART, H. Gesto e percepção. In “Lições de Dança 3”, RJ,Universidade Editora, 2001.
HEIDEGGER, Martin. Ser e Tempo Parte I. Petrópolis, Vozes, 1989.
MARTINS. L. M. Afrografias da Memória. SP: Perspectiva e B.H.: Mazza Edições, 1997.
MARTINS, S. A Dança de Yemanjá Ogunté sob a perspectiva estética do corpo. Salvador, EGBA, 2008.
NIETZSCHE, F. A Genealogia da Moral. SP, Brasiliense, 1987.
RISÉRIO, A. Avant-garde na Bahia. SP, Instituto Lina Bo e P.M. Bardi, 1995.
_________ . A Utopia Brasileira e os Movimentos Negros. SP, Trinta e Quatro Ltda., 2007.
SANTANA, S. Capoeira Angola e Técnicas da Dança – análise de movimento e descrição de princípios para o treinamento de dançarinos. PPGAC-Ufba, Dissertação, 2003.
VALVERDE, Monclar. Estética da Comunicação. Salvador, Quarteto Editora, 2007.