Inter-relações entre teoria e prática cênica em um processo de criação dramatúrgica do ator
Resumo
Aqui são apresentados os resultados de pesquisa realizada durante Doutorado em Ciências do Espetáculo, cujo objetivo foi sistematizar o processo de criação dramatúrgica do ator. A pesquisa empírica consistiu em um experimento de criação e encenação de uma dramaturgia a partir da personagem bíblica Maria Madalena, inspirado na teoria e prática de profissionais do teatro contemporâneo, mesclando distintas metodologias de prática cênica. A pesquisa foi articulada em cinco etapas: 1) Experimento de criação dramatúrgica; 2) Planejamento da encenação; 3) Preparação da encenação; 4) Aplicação do experimento nas Artes Cênicas seguida de oficina prática do processo, e 5) Sistematização do processo de criação dramatúrgica do ator. Com base nos estudos práticos realizados e pressupostos teóricos foi estruturada uma proposta metodológica do processo de criação dramatúrgica do ator, dividida em duas partes complementares. A primeira aborda o trabalho do ator como intérprete, enquanto a segunda versa sobre o trabalho do ator quando se coloca como dramaturgo de si mesmo.
Referências
BARBA, E.; SAVARESE, N. El arte secreto del actor: diccionario de antropología teatral.2. ed. DF (México): Escenología, 2009.
BARBA, Eugenio. Além das ilhas flutuantes. Tradução: Luis Otávio Burnier. Campinas: Editora Hucitec; Editora da UNICAMP, 1991.
BARBA, Eugenio. A canoa de papel: tratado de antropologia teatral. Tradução: Patrícia Alves. São Paulo: Editora Hucitec, 1994.
BORGDORFF, Henk (2010). El debate sobre la investigación en las artes. Cairon: Revista de Ciencias de Ladanza, Alcalá de Henares, n. 13, 2010. (Ejemplar dedicado a: Práctica e investigación), p. 25-46, 2010, Servicio de Publicaciones de laUniversidad de Alcalá.
BURNIER, L.O. A arte de ator: da técnica à representação. 2ª Edição. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2009.
CARRERI, Roberta. El viaje del actor, del training al espectáculo. Revista Máscara, Año 2, n. 09-10 - Cuaderno Iberoamericano de Escenología, abril/julio, 1990.
CARRERI, Roberta. Rastros: treinamento e historia de uma atriz do Odin Teatret. Tradução de Bruna Longo. São Paulo: Perspectiva, 2011.
FERRACINI, Renato. A arte de não interpretar como poesia corpórea do ator. Campinas: Editora da UNICAMP, 2001.
GROTOWSKI, Jerzy. Em busca de um teatro pobre. Tradução de Aldomar Conrado. 2 ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1976.
LECOQ, Jacques, El cuerpo poético: una pedagogía de la creaciónteatral. Tradução e adaptação para o espanhol de Joaquín Hinojosa e María del Mar Navarro. Barcelona: Alba Editorial 2003.
LEHMANN, Hans-Thies. Teatro pós-dramático. Tradução de Pedro Süssekind. São Paulo: Cosacnaify, 2007.
LUCAS, E. M. La dama de los evangelios. In: LUCAS, E. M. et al. Dramaturgia de iberescena: antología. 1 ed. ISBN: 9786078092376. México D.F.: Paso de Gato, 2012. p.63-79.
LUCAS, E. M. A Dama dos evangelhos / La dama de los evangelios. Porto Alegre: WW Livros, 2014. Disponível em: http://issuu.com/elisalucas8/docs/e-book_25_08_2014/0. Acessado em: 27 out. 2018.
LUCAS, E. M. Lo profano y lo sagrado en el proceso de creación dramatúrgica del actor a partir del personaje de María Magdalena. Interrelación entre teoría y praxisescénica. 2016-1. Tese (Doutorado em Ciências do Espetáculo / Artes Cênicas) - Universidade de Sevilha, Espanha (não publicada).
LUCAS, E. M. O recorte do feminino no processo de criação dramatúrgica do ator: confesso que Capitu e a dama dos evangelhos. In: Silva, Márcia Alves (Org.). GÊNERO E DIVERSIDADE: debatendo identidades. 1 ed. São Paulo: Perse, 2016-2, p. 95-110.
LUCAS, E. M. Uma criação dramatúrgica a partir da transposição cênica da personagem Capitu de Dom Casmurro. Repertório: Teatro & Dança (Online), Salvados, v. 21, p. 105-117, 2013.
PAVIS, P. Towards a semiology of the mise en scène?. In: PAVIS, P. Language of the stage: essays in the semiology of the theatre. New York: Performing Arts Journal Publications, 1982, p. 131–163.
PAVIS, Patrice. Análise dos Espetáculos: teatro, dança, dança-teatro, cinema. Tradução de Sérgio Sálvia Coelho. São Paulo: Perspectiva, 2003.
PÉREZ, Victória Royo; SÁNCHEZ, José Antonio Martínez. La investigaciónen artes escénicas: introducción. Cairon: Revista de Ciencias de Ladanza, Alcalá de Henares; n. 13, 2010 (Ejemplar dedicado a: Práctica e investigación), p. 05-14. Servicio de Publicaciones de laUniversidad de Alcalá. ISSN 1135-9137.
SÁNCHEZ, José Antonio Martínez. Investigación y experiencia. metodologías de la investigación creativa en artes escénicas. Estudis Escènics. Quaderns de l’Institutdel Teatre, Barcelona: Diputació Barcelona, n 35, p. 327 -335, 2009. Disponível em: http://www.raco.cat/index.php/EstudisEscenics/article/view/252850. Acessado em: 27 out. 2018.