Por entre as obviedades da atuação

  • Daniel Alberti Perez Instituto Federal do Norte de Minas Gerais

Resumo

O seguinte texto tem como objetivo partir de algumas percepções obvias sobre o trabalho do ator para poder refletir sobre alguns pressupostos que fundamentam a lógica da formação do ator que ficam invisíveis para o artista da cena, mas que são a base para sua formação e processo. Busca-se, assim, revelar aspectos importante do que falta na formação do ator contemporâneo.

Biografia do Autor

Daniel Alberti Perez, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais
Professor doutor. Ator. Instituto Federal do Norte de Minas Gerais.

Referências

ARTAUD, Antonin. O Teatro e Seu duplo. São Paulo: Max Limonad, 1984.

BANU, Georges. Ryszard Cieslak: ator-símbolo dos anos 60. São Paulo: É

Realizações, 2015.

BARBA, Eugênio. A canoa de papel. São Paulo: Ed. Hucitec. 1994.

BARBA, Eugênio. Além das ilhas flutuantes. São Paulo: Ed. Hucitec, 1991.

BARBA, Eugênio. A terra de cinzas e diamantes. São Paulo: Perspectiva,

BARBA, Eugênio. Obras Escogidas. La Habana: Ediciones Alarcos, 2003.

BARBA, Eugênio. Teatro: solidão, ofício, revolta. Brasília: Editora Dulcina, 2011.

BARBA, Eugênio; SAVARESE, Nicola. A Arte Secreta do Ator. São Paulo: Ed. Hucitec, 1995.

BOLESLAVSKI, Richard. A arte do ator. São Paulo: Perspectiva, 2001.

BONFITTO, Matteo. O ator compositor. São Paulo: Perspectiva, 2002.

BURNIER, Luís Otávio. A arte de ator: da técnica à representação. Campinas: Editora da Unicamp, 2001.

CHEKHOV, Michael. Para o ator. São Paulo: Martins Fontes, 1986.

COLLA, Ana Cristina. Caminhante, não há caminhos. Só rastros. São Paulo: Perspectiva/Fapesp, 2013.

COPEAU, Jacques. Apelos. São Paulo: Perspectiva, 2013.

COPEAU, Jacques. Il luogo del teatro: antologia degli scritti a cura di Maria Inês. Aliverti. La Casa Usher, Florença, 1988.

CRAIG, Gordon. O ator e a supermarionete. Revista Sala Preta, vol. 12, n. 2, 2012.

CRUCIANI, Fabrizio. Registi Pedagoghi e Comunitá Teatrali nel Novecento

(e scriti inéditi). Roma: Editori & Associati, 1995.

CRUCIANI, Fabrizio; FALLETTI, Clélia (org). Civiltà teatrale nel XX secolo.

Bologna: Il Mulino, 1986.

DAL FORNO, Adriana. A organicidade do ator. Dissertação de mestrado.

Campinas: IA – Unicamp, 2002.

DECROUX, Ettiene. Paroles sur le mime. Paris: Gallimard, 1963.

DELSARTE, François. Das fontes da Arte. Florianópolis: Revista Urdimento, no. 19, novembro 2012.

DIDEROT, Denis. Textos escolhidos. São Paulo: Abril Cultural, 1979.

EINES, Jorge. Alegato a favor del actor: la imaginación es el cuerpo.

Barcelona: Editorial Gedisa, 2007.

FÉRAL, Josette. Encontros com Ariane Mnouchkine. São Paulo: Editora Sesc; Senac, 2010.

FLASZEN, Ludwik. Grotowski & Companhia: origens e legado. São Paulo: É Realizações, 2015.

FLASZEN, Ludowik; POLLASTRELLI, Carla (cur). O teatro laboratório de Jerzy Grotowski 1959-1969. São Paulo: Perspectiva/ Edições Sesc SP, 2007.

FO, Dario. Manual mínimo do ator. São Paulo: Editora Senac, 1998.

GORCHAKOV, Nikolai. Las leciones de “regisseur” de Stanislávski.

Montevideo: Ediciones Pueblos Unidos, 1956.

GORCHAKOV, Nikolai. Vajtangov: lecciones de regisseur, 2ª ed. Buenos Aires: Domingo Cortizo, 1987.

GROTOWSKI. Jerzy. Em busca de um teatro pobre. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 1987.

GUINSBURG, J. Stanislavski, Meierhold & Cia. São Paulo: Ed. Perspectiva,

GUINSBURG, J. Stanislavski e o Teatro de Arte de Moscou. São Paulo: Ed.

Perspectiva, 1985.

JOUVET, Louis. O comediante desencarnado: reflexões de um ator itinerante. São Paulo: É Realizações, 2014.

KUSNET, Eugênio. Ator e método. Rio de Janeiro, Funarte, 1997.

LECOQ, Jacques. The moving Body. London: Methuen, 2002.

LECOQ, Jacques. O corpo poético: uma pedagogia da criação teatral. São

Paulo: Ed. Senac/Ed. Sesc, 2010.

LEABARTH, Thomas. Modern and post-modern mime. London: Macmillan

Education, 1989.

MARINIS, Marco de. En busca del actor y del espectador: Comprender el

teatro II. Buenos Aires: Galerna, 2005.

MOTA LIMA, Tatiana. Palavras praticadas: o percurso artístico de Jerzy

Grotowski: 1959-1974. São Paulo: Perspectiva, 2012.

MOLLICA, Fabio (org). Il teatro possibile: Stanislavskij e il primo studio del teatro d’arte di Mosca. Firenze: La Cada Usher, 1989.

PAVIS, Patrice. A análise dos espetáculos. São Paulo: Perspectiva, 2003.

PAVIS, Patrice. Dicionário de teatro. São Paulo, Perspectiva, 1999.

PAVIS, Patrice. O teatro no cruzamento de culturas. São Paulo: Perspectiva, 2008.

PAVIS, Patrice. A cena em ensaios. São Paulo: Perspectiva, 2008.

PROTICH, Ana. A arte do ator entre os séculos XVI E XVIII: da commedia

dell’arte ao paradoxo sobre o comediante. São Paulo: Perspectiva, 2008.

RICHARDS, Thomas. Trabalhar com Grotowski sobre as ações físicas. São

Paulo: Perspectiva, 2014.

RENGEL, Lenira Peral. Dicionário Laban. São Paulo: Annablume, 2005.

ROUBINE, Jean Jacques. A arte do ator. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1987.

ROUBINE, Jean Jacques. Introdução às grandes teorias do teatro. Rio de

Janeiro, Jorge Zahar Editor, 2003.

ROUBINE, Jean Jacques. A linguagem da encenação teatral. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editores, 1982.

ROUBINE, Jean Jacques. Stanislavski: dal lavoro dell’attore al lavoro su di sé. Roma: Laterza, 2003.

ROUBINE, Jean Jacques. Teatro e boxe: “l’atleta del cuore” nella scena del

novecento. Bologna, Il Mulino, 1994.

SANCHEZ, José A. Dramaturgias de la imagen. Cuenca: Serviço de

publicaciones de la Universidad de Castilla-La Mancha, 1989.

SCANDOLARA, Camilo. Os estúdios do Teatro de Arte de Moscou e a

formação da pedagogia teatral do século XX. Dissertação de Mestrado.

Campinas: Unicamp, 2006.

SILVA, Carlos Alberto. Vozes, música, ação: Dalcroze em cena: conexões entre rítmica e encenação. Dissertação de Mestrado. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2008.

SLOWIAK, James; CUESTA, Jairo. Jerzy Grotowski. São Paulo: É Realizações, 2013.

STANISLAVSKI, Konstantin. Lezioni al Teatro Bol’soj. Firenze: La Casa Usher, 1989.

STANISLAVSKI, Konstantin. El trabajo del actor sobre su papel. Buenos Aires: Quetzal, 1977.

STANISLAVSKI, Konstantin. Minha Vida na Arte. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 1989.

STANISLAVSKI, Konstantin. El Trabajo del actor sobre si mismo: en lo

processo creador de las vivencias. Buenos Aires: Quetzal, 1980.

TOPORKOV, Vasily Osipovich. Stanislavsky Dirige. Buenos Aires: Companía General Fabril, 1961.

VAKHTÂNGOV, Evguiêni. Il sistema e léccezione: taccuini, lettere, diari. Pisa: Edizioni ETS, 2005.

ZARRILLI, Phillip B. Acting (re)considered: theories and practices. London: Routledge, 1995.

Publicado
2019-05-13
Seção
Processos de Criação e Expressão Cênicas