Atravessamentos do espaço: trajetórias etnográficas em cena

  • Victor Hugo Neves de Oliveira Universidade Federal da Paraíba
  • Miguel Eugenio Barbosa Segundo Universidade Federal da Paraíba

Resumo

O homem é um criador nato: todos os dias constrói e reconstrói estruturas físicas e simbólicas para se relacionar com o outro e com os espaços que ocupa. Nessa perspectiva, nos provocamos aqui a pensar ligações entre os processos que conectam o homem e seu lugar. Propomo-nos, assim, a investigar o espaço da feira a partir de uma abordagem etnográfica, para perceber que organizações físicas e simbólicas esse lugar configura e revela. Esse estudo faz parte do Programa de Iniciação Cientifica da Universidade Federal da Paraíba e do Grupo de Pesquisa Antropologia-Dança/UFPB. A pesquisa de caráter qualitativo busca analisar possíveis aspectos de uma abordagem social através do espaço, reconhecendo conflitos potentes para a construção de um experimento performativo e transformando a experiência etnográfica em cena. Utilizando diários de bordo, imagens e áudios coletados a partir da etnografia na Feira do Oitizeiro, localizada na cidade de João Pessoa- PB, construímos o experimento “Passa na feira?”. Acreditamos que o corpo que atravessa e foi atravessado pelo espaço, pode reconstruir-se em novos mapas de orientação a partir da etnografia, organizando estruturas dramatúrgicas que potencializam a cena contemporânea.

Biografia do Autor

Victor Hugo Neves de Oliveira, Universidade Federal da Paraíba
Professor Adjunto do Departamento de Artes Cênicas da Universidade Federal da Paraíba.
Miguel Eugenio Barbosa Segundo, Universidade Federal da Paraíba
Bolsista PIBIC/Bacharelado em Teatro (UFPB).

Referências

DAWSEY, Jong; et al. Antropologia e performance: ensaios napedra. São Paulo: Terceiro Nome, 2013.

GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos Editora [LTC], 2008.

LEITE, Janaina. Autoescrituras performativas: do diário à cena. 1. ed. São Paulo: Perspectiva: Fapesp, 2017.

MAUSS, Marcel. Sociologia e antropologia. São Paulo, Cosac Naify, 2003.

SATO, Leny. Feira livre: organização, trabalho e sociedade. São Paulo: Editora daUniversidade de São Paulo, 2012. 240 p.

SEGAUD, Marion. Antropologia do espaço: habitar, fundar, distribuir, transformar. São Paulo: Edições SESC São Paulo, 2016.

Publicado
2019-05-08
Seção
Cartografia de Pesquisas em Processo