A interpretação como um fenômeno da consciência: a modulação do tempo e do afeto na ação cênica
Abstract
O Grupo de Investigação do Trabalho do Ator (GITA) estuda a relação existente entre o sujeito e os objetos percebidos que configuram a sua realidade. Observamos que a percepção é resultado de uma vivência ativada por fatores externos. Pretendemos analisar a modulação do corpo, do tempo e do afeto nas relações intersubjetivas na ação cênica.References
ALES BELLO, Angela. Fenomenologia e Ciências Humanas: psicologia, história e religião. Organização e tradução: Miguel Mahfoud e Marina Massimi. São Paulo: EDUSC, 2004.
ARTAUD, Antonin. O teatro e seu duplo. Tradução de Teixeira Coelho. São Paulo: Martins Fontes, 1993.
-------------------------. A Arte e a Morte. Tradução de Aníbal Fernandes. Lisboa: Hiena Editora, 1993
BOGART, Anne. A preparação do diretor. Tradução: Anna Viana. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2011.
MEREDIEU, Florence. Eis Antonin Artaud. São Paulo: Perspectiva, 2011.
OIDA, Yoshi; Lorna Marshall. O ator invisível. São Paulo: Via Lettera, 2007.
PESSOA, Fernando. Seleção Poética. Rio de Janeiro: José Aguilar Editora, 1972.
----------------------------. Poemas Dramáticos; Poemas Ingleses; Poemas Franceses; Poemas Traduzidos. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1983.
---------------------------. Ficções do Interlúdio/4 Poesias de Álvaro de Campos. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1983.
---------------------------. Primeiro Fausto. Organização e Introdução de Duilio Colombini. São Paulo: Editora Iluminuras, 1996.
SOUZA, Maria Inês Galvão; BRITO, Maria Cristina Souza. A Moça que espera. Rio de Janeiro: UNIRIO. Texto dramatúrgico encenado em 2016.