Geografias do corpo tradicional-contemporâneo

  • Christianne Galdino Universidade Católica de Pernambuco

Resumo

Para olhar os relevos da dança do Recife, parti da aceitação da natureza líquida da sociedade e da arte contemporânea. Situei a realidade da dança local em uma região de fronteira, porém permeável, flexível, um espaço privilegiado de trafego de informações e gestação de híbridos culturais. E, utilizando a noção geográfica de relevo trouxe questões sobre as múltiplas formas de dança que surgem desse fértil terreno. A relação com a tradição, o popular e a encarnação consciente ou não da cultura são pontos de intersecção que nos ajudaram a enxergar os discursos e as texturas comuns às produções de dança do Recife. Para construção de tal pensamento, foi fundamental ouvir alguns dos sujeitos, representantes dos tantos relevos desse dançar.

Referências

ALVARENGA, Arnaldo, As muitas danças do Brasil: uma reflexão histórica in Húmus 3, org. Sigrid Nora, Lorigraf, Caxias do Sul, 2007.

BAUMAN, Zigmunt, Modernidade Líquida, Rio de Janeiro, Jorge Zahar Ed., 2001.

GALDINO, Christianne, Balé Popular do Recife: a escrita de uma dança, Recife, Edições Bagaço, 2008.

________, Diversidade por si só in Revista Continente Multicultural, Recife, Ed. CEPE, 2007.

GREINER, Christine e KATZ, Helena, A natureza cultural do corpo in Lições de Dança 3, org. Silvia Soter e Roberto Pereira, Ed.UniverCidade, Rio de Janeiro, 1999.

KATZ, Helena, Vistos de entrada e controle de passaportes da dança brasileira in Tudo é Brasil, org. Lauro Cavalcanti, São Paulo: Itaú Cultural e Rio de Janeiro: Paço Imperial, 2004.

SETENTA, Jussara Sobreira, Performatividade na dança contemporânea: o corpo interessado em perguntar e não em responder in Húmus 2, org. Sigrid Nora, Lorigraf, Caxias do Sul, 2007.

SIQUEIRA, Denise, Corpo, comunicação e cultura: a dança contemporânea em cena, Campinas, Autores Associados, 2006.

Publicado
2018-05-17
Seção
Dança, Corpo e Cultura