Teledramaturgias sul-americanas: há vida lá fora
Resumo
O artigo discute perspectivas de criação teledramatúrgica em torno do formato seriado e de temáticas sul-americanas, levando em conta questões como nomadismo, transnacionalidade, tradição, individualismo, redes de solidariedade, estruturas famíliares, geografias fundiárias e ecológicas, mitologias e cosmogonias sul-americanos. Dedicado mais à reflexão e recusando-se a encontrar respostas imediatas ou definitivas, o trabalho visa contribuir para uma(s) teledramaturgia(s) capaz(es) de veicular e valorizar culturas locais, regionais e nacionais nas nossas televisões.Referências
ARISTÓTELES. Poética. Tradução de Eudoro de Souza. In: Aristóteles (II). SP, Abril Cultural, 1979. Coleção “Os pensadores”.
MENDES, Cleise. A gargalhada de Ulysses. Um estudo da catarse na comédia. Tese de Doutorado apresentada ao Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística. Do Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia. Ba, Salvador, Mímeo, 2001.
ROSENFELD, Anatol. O teatro épico. SP, Perspectiva, Série Debates, 4ª edição, 2000.
SOURIAV, Etienne. As duzentas mil situações dramáticas. SP, Ática, 1993.
____________. Teoria do drama moderno. 1880-1950. São Paulo, Cosac Naify, 2001.
BATTAIOLA, André Luiz e DIBIELA, Rafael Pereira. A importância da narrativas em jogos de computador. Artigo apresentado no SB Games 2007. Unisinos, São Leopoldo, 2007. In http://www.inf.unisinos.br/~sbgames/anais/arteedesign/index.html. Acesso em 14 de janeiro de 2008.
BORGES, Jorge Luis. O jardim dos caminhos que se bifurcam. In Ficções. Rio de Janeiro, Companhia das Letras, 2007.
BROTHERSTON, Gordon e MEDEIROS, Sérgio. Popol Vuh. São Paulo, Iluminuras, 2007.
CARLOS, Cássio Starling. Em tempo real. Lost, 24 horas, Sex and the city e o impacto das novas séries de TV. SP, Alameda, 2006.
ECO, Umberto. Apocalíptos e integrados. São Paulo, Perspectiva.
____________. O pêndulo de Foucault. São Paulo, Record, 1988.
____________. Seis passeios pelos bosques da ficção. Rio de Janeiro, Companhia das Letras, 1994.
GUATARRI, Félix e ROLNIK, Suely. Cartografias do desejo. Petrópolis, Rio de Janeiro, Vozes, 1986.
REWALD, Rubens. Caos/dramaturgia. São Paulo, Perspectiva, 2005.
TODOROV, Tzvetan. As estruturas narrativas. São Paulo, Perspectiva, 2003.
_________________. Introdução à literatura fantástica. SWão Paulo, Perspectiva, 2003.
_________________. O homem desenraizado. São Paulo, Record, 1999.
CANCLINI, Nestor Garcia e MOLINA, Sérgio. A globalização imaginada. São Paulo, Iluminuras, 2003.
CANCLINI, Nestor Garcia. Culturas da Ibero América. São Paulo, Moderna, 2003.
______________________. Culturas híbridas. São Paulo, EDUSP, 2003.
DELEUZE, Gilles e GUATARRI, Félix. Mil platôs. Capitalismo e esquizofrenia. São Paulo, Editora 34, V. 1, 1995.
ORTIZ, Renato. Mundialização e Cultura. São Paulo: Ed. Brasiliense, 1994.
SERRES, Michel. A lenda dos anjos. São Paulo, Aleph, 1995.
______________. Luzes. São Paulo, Unimarco, 1999.
SERIADOS ABRAMS, J.J.; LINDELOF, Damon. Lost (primeira, segunda e terceira temporadas). EUA. ABC, 2004-2007.
COCHRAN, Robert; SURNOW, Joel. 24 horas (primeira, segunda e terceira temporadas). EUA. Fox Television. 2004.
ECHEVARRIA, René; PETERS, Scott. EUA. 4400 (primeira temporada). Unniversal Channel. 2005.
LINCH, David, FROST, Mark. Twin Peaks (primeira e segunda temporadas). USA, Paramount, 1990.