Perguntas-Passaporte: mão dupla nas fronteiras da criação
Resumo
A partir da IMAGEM como um operador metodológico dominante, o trabalho artístico, teórico e pedagógico parte de um universo de imagens pessoais, recolocando a memória, o sonho e o imaginário na arte como funções produtoras de conhecimento. Também como prospecção, mediação e função ética, afirmando o direito ao próprio imaginário, questão de real importância para artistas e arte-educadores que lidam com as práticas da criação artística. O texto refere-se a um ciclo de obras: CasaTempo, mas contempla uma síntese da base de imagens-pensamento numa prática como artista, professora e pesquisadora.
Referências
LYOTARD, Jean-François. Moralidades Pós-Modernas. Trad. Marina Appenzeller. Campinas:Papirus, 1996.
CALVINO, Ítalo. Seis Propostas para o Próximo Milênio. Trad. Ivo Barroso. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.
PAREYSON, Luigi. Estética, Teoria da Formatividade. Trad. Ephraim Ferreira Alves. Rio de Janeiro: Vozes, 1993.