A Cena do Leitor: Cortes, Misturas e Desvios
Resumo
Este artigo apresenta um processo de fragmentação e recriação do texto como umpensamento propositivo às atividades pedagógicas nas quais o texto e a cena são
mobilizados e expandidos. O sujeito atuante, ao se deparar com o texto escrito,
reage e o ressignifica. Neste estudo as ideias partiram da experimentação cênica e
da observação de marcas processuais de obras literárias e teatrais cujas partes se
intercalam abrindo outros campos de leitura. Para esclarecimento do tema aqui
trilhado é proposta a relação entre os poemas O Cacto, de Manuel Bandeira, o
Soneto 66 de Shakespeare e a leitura cênica de Bob Wilson. Refletindo a gênese
das imagens e os desvios de sentidos, percebe-se, neste artigo, que o leitor não
reproduz mais a obra, porém, situa-se numa coautoria receptiva. Assim, a leitura,
nesta criação cênica, é uma atuação livre do leitor sobre o texto, provocando
disjunções e associações entre textos e imagens, nas quais, como reação ao
desmembramento e à visão de encenador, ele dá movimento aos fragmentos,
recriando o texto em cena e, de maneira emancipada, abrindo outras possibilidades
de leitura e de sentido.
Referências
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