Arquivo de artista e dispositivos cenográficos

  • Lidia Kosovski Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Resumo

O presente ensaio é fruto da pesquisa intitulada Arquivo de artista e dispositivos
Cenográficos, apoiada pela FAPERJ em 2012. Esta pesquisa _ cuja gênese foi a
identificação, organização e digitalização de um arquivo pessoal do cenógrafo Luiz
Carlos Mendes Ripper __ , se encerra com a experiência de criação de um dispositivo
de vídeo instalação cuja finalidade é apresentar parte da obra iconográfica
pesquisada. Parte do processo de elaboração da metodologia utilizada criada num
laboratório de pesquisa em artes cenográficas e suas possibilidades de
processamento do material levantado são apontadas como pesquisa prática.

Referências

BULCÃO, Heloisa Maria Lyra Bulcão. Luiz Carlos Mendes Ripper Para além da cenografia: Um educador e pensador das Artes da cena. Tese de Doutorado defendida no Rio de Janeiro: Programa de Pós-graduacão em Artes Cenicas- PPGAC/UNIRIO. 2012.

DA COSTA, Claudio. Dispositivos de registro na arte Contemporânea.Ed. Contracapa, 2009.

FERREZ, Helena D., BIANCHINI, Maria Helena S. Thesauros para acervos museológicos. Rio de Janeiro : Fundação Nacional Pró-Memória, 1987. 2v.

FERVENZA, Helio. Registros sobre deslocamentos nos registros da arte in DA COSTA, Claudio Dispositivo de Registro na Arte Contemporânea. Rio de Janeiro: Contracapa, 2009. (p. 47-64)

MELLO, Christine. Vídeo-instalacão e poéticas contemporâneas. Ars ( São Paulo) Vol.5. N.10. São Paulo,2007.

PAVIS, Patrice . A Encenação Contemporânea , São Paulo, Perspectiva, 2010.

Seção
Territórios e Fronteiras da Cena