A reinvenção da memória na cena: uma máquina relacional

  • Silvia Patricia Fagundes

Resumo

O presente trabalho analisa a memória como recurso para a criação teatral, através da
experiência concreta do processo criativo dos espetáculos Clube do Fracasso e O
Fantástico Circo-Teatro de um Homem Só, da Cia Rústica de Teatro (Porto Alegre).
Partindo de vivências pessoais dos artistas envolvidos, a memória é reinventada durante
os ensaios em um material comum de experiência. Através do exercício de compartilhar
fragmentos de vida, histórias e percepções, compõe-se uma máquina relacional que
opera tanto nos ensaios como no contato com o público.

Referências

BOGART, Anne. A Preparação do Diretor. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

CANTON, Katia. Tempo e Memória. São Paulo: Martins Fontes, 2009.

CLIMENHAGA, Royd. Pina Bausch. London: Routledge, 2009.

IZQUIERDO, IVAN. Memória. Porto Alegre: Artmed, 2011.

Seção
Territórios e Fronteiras da Cena