Percursos formativos de professores/as como espectadores/as: notas preliminares
Resumo
A abordagem triangular para o ensino das artes, promulgada pelos PCNs paraa Educação Básica, nos diz que uma das etapas fundamentais aos processos
de ensino-aprendizagem em artes é a fruição estética e a recepção cultural de
obras e artefatos artísticos. No entanto, nas pedagogias das artes cênicas este
vértice do triângulo, ao lado daquele concernente ao da contextualização
histórico, sociocultural, teórica e filosófica das artes, são comumente preteridos
em relação às práticas. Entretanto, que experiências atravessam a constituição
de professores/as de teatro e dança como espectadores/as, para que tenham
tanto o desejo como os subsídios e ferramentas conceituais e práticas para
desenvolver processos educacionais naquilo que se denomina hoje como
“pedagogia do espectador”? Assim, pretende-se, com a investigação que ora
inicia, realizar estudos empíricos de recepção cênica junto a sujeitos docentes,
com o intuito de mapear estes percursos formativos de professores/as como
espectadores/as, no intuito perceber (e quiçá promover) a reverberação destas
experiências nas práticas docentes em teatro e dança contemporaneamente.
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