O espaço aéreo como potência para a criação cênica
Resumo
Apresenta-se neste estudo resultados parciais da pesquisa de mestradoacadêmico em andamento que tem como objetivo investigar e descrever as
possibilidades de utilização dos espaços vertical e aéreo na composição
cênica a partir de revisão bibliográfica, treinamento específico fundamentado
nas técnicas desenvolvidas pelo LUME - Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas
Teatrais vinculado à UNICAMP - e estudo de caso da Cia Suspensa de Minas
Gerais. Investiga-se diferentes relações corporais, como a inversão do eixo, a
ação gravitacional, as alterações do foco visual e os diversos apoios do corpo
no espaço. Com base no desenvolvimento do estudo cênico previsto na
pesquisa, a partir da exploração do espaço aéreo com a utilização de uma
cadeira suspensa, discute-se: a necessidade de equipamentos e estruturas;
os riscos envolvidos na prática; o treinamento corporal específico; o espaço
como potência para a criação e como elemento textual da cena; e as
alterações físicas no intérprete.
Referências
BONDIA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de
experiência. São Paulo: Revista brasileira de educação n. 019, 2001, p .20-
BURNIER, Luis Otavio. A arte de ator: da técnica à representação.
Campinas: Editora da Unicamp, 2001.
COLLA, Ana Cristina. Caminhante não há Caminho. Só Rastros. São
Paulo: Perspectiva: Fapesp, 2013.
FERRACINI, Renato. A Arte de Interpretar como Poesia Corpórea do Ator.
Campinas: UNICAMP, 2003.
HOUAISS, Antonio; VILLAR, Mauro de Salles. Dicionário Houaiss da língua
portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.
Seção
Territórios e Fronteiras da Cena