Formação e capacitação dos professores de Artes das Escolas Municipais de Ensino Fundamental de Porto Alegre (RS), e sua relação com o ensino da dança

  • Aline Nogueira Haas
  • Martina Bevilacqua
  • Ângela Cristina Bugs Gonçalves
  • Gabriel de Negreiros Ketzer

Resumo

Este texto apresenta considerações resultantes de uma investigação de
campo, descritiva e de cunho qualitativo que visa a identificar a formação e a
capacitação dos professores de Artes das Escolas Municipais de Ensino
Fundamental de Porto Alegre (RS); e, verificar se tais professores ministram
aulas de dança na sua disciplina. De acordo com os Parâmetros Curriculares
Nacionais, o conteúdo de dança deve estar incluído na escola nas disciplinas
de Educação Física e Artes, sendo tarefa dos professores dessas disciplinas
ministrar esse conteúdo. Mas, muitas vezes, não é isso o que ocorre, pois falta
formação e capacitação desse professor e/ou interesse na área, ficando a
dança excluída da escola. Até o momento, foram contatadas 17 escolas de
Ensino Fundamental do Município de Porto Alegre, da Zona Norte e Leste da
cidade, das quais 11 professores de Artes aceitaram participar da pesquisa. Os
resultados parciais obtidos até o momento indicam que somente um professor
de Artes trabalha com dança nas suas aulas. Dessa forma, percebe-se que o
ensino da dança nas aulas de Artes das Escolas Municipais de Porto Alegre
(RS) encontra-se inexplorado, necessitando ser inserido dentro desse contexto,
refletindo-se sobre a importância de trabalhar esse tipo de conteúdo com os
alunos.

Referências

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Seção
Pesquisa em Dança no Brasil: Processos e Investigações