Imaginação e improvisação em Stanislavski

  • Sandro de Cássio Dutra

Resumo

Mais do que qualquer outro teórico, Stanislavski tem exercido uma grande
influência no pensamento e na prática teatral do ocidente no que concerne à atuação. Em
seu ponto de vista, uma das principais tarefas do ator consiste em tornar explícitas as
motivações da personagem que está representando e encontrar os meios pelos quais possa
fazê-la se manifestar. Nessa tarefa criativa, a imaginação tem um papel crucial, já que, sem ela, segundo o teórico russo, não existe criação na arte. O exercício imaginativo representa o início do trabalho do ator, que, dispondo das circunstâncias para a improvisação, pode prosseguir, testando suas conjecturas em exercícios direcionados para a composição de seu papel. Procuramos aqui apresentar algumas reflexões sobre os conceitos de imaginação e improvisação.

Referências

STANISLAVSKI, Constantin. El trabajo del actor sobre su papel, trad. Salomón Merener, Buenos Aires: Editorial Quetzal, 1977.

_____. El trabajo del actor sobre sí mismo. El trabajo sobre sí mismo en el proceso creador de las vivencias, trad. Salomón Merener, Buenos Aires: Editorial Quetzal, 1980.

Seção
História das Artes e do Espetáculo