O Teatro Atravessado, o Palhaço e a Pedagogia Hospitalar

  • Luiza Alves de Brito UNIRIO

Resumo

O teatro contemporâneo é atravessado por questões sociais e políticas, e tem compromisso com a construção do comum, com a dimensão da vida no teatro e com sua interação com o cotidiano. O presente trabalho reflete de que maneira a ação de palhaços em hospitais transformam sua realidade, quais elementos desta linguagem auxiliam na qualidade das relações estabelecidas no desenvolvimento do modelo médico atual.  A infância é um período determinante no desenvolvimento do indivíduo, exige atenção e promoção para a garantia de um crescimento adequado, com base em direitos garantidos. A arte e também a educação, a partir do conceito de Pedagogia Hospitalar, compreendem novas perspectivas a respeito da criança internada, que na sua condição deveria estar desfrutando de direitos como escolarização, socialização, lazer e atividades culturais.

Biografia do Autor

Luiza Alves de Brito, UNIRIO
Formação no curso Licenciatura em Arte Cênicas (UNIRIO) e mestrado na linha Processos Formativos Educacionais (UNIRIO)

Referências

ACHCAR, Ana. (org.) Palavra de Palhaço. Rio de Janeiro: Jaguatirica, 2016.

BERGSON, Henri. O riso – ensaio sobre a significação do cômico. Rio de Janeiro: Zahar, 1980.

BISCARO, Deise. Pedagogia Hospitalar e suas Bases Legais. São Paulo: Vozes, 2009.

BOLOGNESI, Mario Fernando. Palhaços. São Paulo: Unesp, 2003.

CECCIM, Ricardo e CARVALHO, Paulo R. (org.) Criança hospitalizada: atenção integral como escuta à vida. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 1997.

CRUZ, Hugo. Arte e Comunidade. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2015.

FONSECA, Eneida S. Atendimento pedagógico-educacional para crianças e jovens hospitalizados. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, 1999.

______. Atendimento escolar no ambiente Hospitalar. Rio de Janeiro: Memnon, 2003.

______, SOUZA, Luciane e JUSTI, Eliane. (org) Pedagogia e escolarização no hospital. Rio de Janeiro: InterSaberes, 2012.

FRIEDMANN, Adriana. O universo simbólico da criança: olhares sensíveis para a infância. Petrópolis: Vozes, 2005.

HOLLOWAY, John. Fissurar o capitalismo. São Paulo: Publisher, 2013.

LECOQ, Jacques. O corpo poético. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2010.

MASSETI, Morgana. Ética da Alegria no Contexto Hospitalar. Rio de Janeiro: Folio

Digital, 2014.

______. Soluções de Palhaços. Transformações na realidade hospitalar. São Paulo: Palas Athena, 1998.

MATOS, Elizete e MUGIATTI, Margarida. Pedagogia Hospitalar: A humanização integrando educação e saúde. Petrópolis: Vozes, 2014.

PROPP, Vladimir. Comicidade e Riso. São Paulo: Editora Ática, 1992.

Teses, Dissertações e Monografias

ACHCAR, Ana. Palhaço de Hospital: proposta metodológica de formação. Rio de Janeiro: UNIRIO, tese de Doutorado, 2007.

KASPER, Katia M. Experimentações clownescas: os palhaços e a criação de possibilidades de vida. Campinas: Unicamp, tese de Doutorado, 2004.

WUO, Ana Elvira. O Clown Visitador no tratamento de crianças hospitalizadas. Campinas: Unicamp, dissertação de Mestrado, 1999.

AMARAL, D.P. Saber e Prática docente em classes hospitalares: um estudo no município do Rio de Janeiro, dissertação de mestrado. Rio de Janeiro: UNESA, 2000.

Artigos

BIDENT, Christophe. O teatro atravessado. Art Research Journal – ARJ, v. 3, n.1. on line (2016) – Teatro em campo expandido. p. 50-64

CAIRES, Susana e MASETTI, Morgana. Uma pedagogia através do olhar do palhaço no contexto de saúde: subsídios para a humanização pediátrica in Revista de Ciência da Educação. nº33. São Paulo: Unisal, 2015. p. 39-57.

MUNHÓZ, A. M; Um estudo da aprendizagem e desenvolvimento de crianças em situação de internação hospitalar in Revista Eletrônica PUCRS, n.1. Porto Alegre: PUCRS, 2006. p. 65-83.

MUNHOZ, Elizabete.; LEITE, Vânia. Pedagogia Hospitalar: a construção de um direito

legitimado in Revista Interação, n. 2. Goiás: 2014. p. 107-118.

REFERÊNCIAS LEGAIS

Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente. Resolução 41/95.

Constituição da República Federativa do Brasil de 1988.

Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei Federal 8.069 de 13 de julho de 1990.

Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de

Lei Orgânica da Saúde. Lei nº 8080, de 19 de setembro de 1990.

BRASIL, Ministério da Saúde. História e Evolução dos Hospitais. Rio de Janeiro: [s.n], 1944.

BRASIL, Ministério da Educação. Política Nacional de Educação Especial. Brasília: Secretaria de Educação Especial, 1994.

BRASIL, Ministério da Educação. Diretrizes nacionais para a Educação Especial na educação básica. Secretaria de Educação Especial. Brasília: MEC, 2001

BRASIL, Ministério da Educação. Classe hospitalar e atendimento pedagógico domiciliar: estratégias e orientações para sua implantação e implementação. Secretaria da Educação Especial. Brasília: MEC, 2002.

BRASIL, Ministério da Saúde. Política Nacional de Humanização. Brasília: Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, 2003.

Sites

https://www.doutoresdaalegria.org.br/

https://www.enfermariadoriso.com.br/

https://www.rodadepalhaco.com

https://www.bandodepalhacos.com/

http://rodagigante.org/

http://www.enfermariadoriso.com.br/

http://redehumanizasus.net/2402-o-palhaco-e-a-humanizacao/

http://portalms.saude.gov.br

Publicado
2019-06-08
Seção
Pedagogia das Artes Cênicas