Colaborações do pensar filosófico para o processo de criação em música e dança
Resumen
Neste trabalho procuro estabelecer relações que surgem na estruturação do processo criativo de uma peça de música e dança – “Coisas pelo ar” - , a partir do pensamento filosófico de dois autores: Morin e Bardet. As noções sobre o pensamento complexo de Edgar Morin (2011) incitam a observar os procedimentos de criação utilizados para a organização do pensamento em música e em dança a partir de uma nova perspectiva. Tais inquietações parecem indicar que certos procedimentos de criação vão ao encontro de uma dialógica sistêmica, que retroalimenta tanto a ação da dança quanto a ação da música. Visando a estabelecer este ambiente de criação, proponho uma estruturação do pensamento em dança através dos conceitos operacionais do pensamento em música, e vice versa. Para melhor entender o processo de composição e improviso, que acontecem no processo criativo de dita peça, utilizo as reflexões de Marie Bardet (2014). A autora aproxima o pensamento filosófico ao pensamento sobre dança, procurando encontros que estimulem ambas inquietações.Citas
ALMEIDA, Maria da Conceição de; CARVALHO, Edgar de Assis. Cultura e pensamento complexo. – Porto Alegre: Sulina, 2012.
MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo; trad. Eliane Lisboa. 4.ed. – Porto Alegre: Sulina, 2011.
BARDET, Marie. A filosofia da dança: um encontro entre dança e filosofia; trad. Regina Shopke, Mauro Baladi. – São Paulo: Martins Fontes, 2014.
ROCHA, João Bernardes da; BASSO, Nara Regina de Souza; BORGES, Regina Maria Rabello. Transdisciplinaridade: a natureza íntima da educação cientifica. – 2. Ed., Porto Alegre: EDIPUCRS, 2009.
Sección
Grupo de Pesquisadores em Dança