A superação dos binarismos de sexo e gênero no filme O Beijo da Mulher Aranha
Resumen
O trabalho pretende delinear, a partir do filme O Beijo da Mulher Aranha (1985), as características constitutivas das identidades de sexo e gênero dos dois personagens centrais observadas através de seus discursos e comportamentos. Em um microcosmo ficcional visto enquanto metáfora do macrocosmo social no qual os binarismos de sexo e gênero se apresentam naturalizados, a análise da obra nos permite observar como a rigidez estanque de tais construções identitárias pode ser superada, possibilitando, assim, o fecundo intercâmbio de ideias e afetos.Citas
ARAUJO, Inácio. Cinema – O mundo em movimento. São Paulo: Scipione, 1995.
CORNEJO, Giancarlo. A guerra declarada contra o menino afeminado. Anexo. In:
MISKOLCI, Richard. Teoria queer: um aprendizado pelas diferenças. Belo
Horizonte: Autêntica, 2015.
BERMÚDEZ, Mónica De M. Connel y el concepto de masculinidades hegenónicas: notas
críticas desde la obra de Pierre Bourdieu. In: Estudos Feministas. Florianópolis:
UFSC, 1999. pp. 283-300.
BUTLER, Judith. Problemas de gênero. Feminismo e subversão da identidade.
Rio de Janeiro, Civilização Brasileira: 2016.
BRETON, David Le. Corpo, Gênero, Identidade. In: FERRARI, Anderson; RIBEIRO, Cláudia
M.; de CASTRO, Roney P.; BARBOSA, Vanderlei (orgs.).
- 4231 -
Corpo, Gênero e Sexualidades. Lavras: UFLA, 2014. Pp. 19-34.
ECHAVARREN, Roberto. El Beso de la Mujer Araña y las metáforas del sujeto.
Revista IberoAmericana, Vol. XLIV, Núm. 102-103, Enero-Junio 1978. pp. 6575.
Disponível em:
http://revistaiberoamericana.pitt.edu/ojs/index.php/Iberoamericana/article/vi
ew/3231/3413>. Acesso em: 01 de ago. de 2016.
HARDING, Sandra. Existe un método feminista?. In: BARTRA, Eli (Orgª).
Debates em torno a uma metodología feminista. Ciudad de México: PUEG, 2002.
pp. 9-34.
LAQUEUR, Thomas. Inventando o sexo – Corpo e gênero dos gregos a Freud.
Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2001.
LEKITSCH, Stevan. Cine Arco-Íris, 100 anos de cinema LGBT nas telas
brasileiras. São Paulo: GLS, 2011.
MASSARO, Geraldo. E se o psicodrama tivesse nascido no cinema?. São Paulo:
Ágora, 2014.
MORENO, Antônio. A personagem homossexual no cinema brasileiro. Rio de
Janeiro: EdUFF. 2002.
MORIN, Edgar. O cinema ou o homem imaginário. Ensaio de Antropologia
Sociológica. São Paulo: É Realizações Editora, 2014.
PIZARRO, Marcio. A masculinidade em cena ou encena?. In: Vários autores.
Masculinidade em crise. Porto Alegre: APPOA, 2005. Pp. 226-240.
PRECIADO, Beatriz. Manifesto contrassexual. Práticas subversivas de
identidade sexual. São Paulo: n-1 edições, 2014.
SARA, Salih. Judith Butler e a teoria queer. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.
- 4232 -
SENA, Tito; LAGO, Mara C. S.; GROSSI, Miriam P. Os relatórios Kinsey, Masters & Johnson,
Hite: sexualidades, estatísticas e normalidades – configurando a persona numerabilis.
In: GROSSI, Miriam P.; LAGO, Mara C. de S.; NUERNBERG, Adriano, H. Estudos
in(ter)disciplinados. Gênero, Feminisno, Sexualidade. Florianópolis: Ed. Das
Mulheres, 2010. pp. 235-256.
TREVISAN, João S. Seis balas num buraco só – A crise do masculino. Rio de
Janeiro: Record, 1998.
Referência filmográfica
BABENCO, Hector. O Beijo da Mulher Aranha. [Filme – DVD]. RAMALHO Jr. F. EUABRA, 1985, 120min., color. son.