A PROPRIOCEPÇÃO E A DRAMATURGIA DO CORPO NO TEATRO DE FORMAS ANIMADAS

  • Marcelle Teixeira Coelho Universidade Estadual de Santa Catarina

Resumo

O presente estudo aborda sobre a importância da propriocepção para o desenvolvimento das habilidades corporais do ator-manipulador. Este sentido está vinculado à inteligência corporal-cinestésica- que é a capacidade de utilizarmos nosso corpo de forma hábil e expressiva – como também, à dramaturgia do corpo – forma como cada indivíduo se expressa e se relaciona com o todo, no constante fluxo entre informações vindas do interior e do exterior. A propriocepção, como os demais sentidos, vem a ser um mediador entre essas informações, organizando-as e tornando-as linguagem a partir da relação que o ator-manipulador estabelece com o público, através do boneco.

Referências

BERTHOZ, Alain. Le sens du mouvement. Editions Odile Jacob Sciences. Paris, 1997.

COELHO, Marcelle. A Dança e a formação corporal do Ator-manipulador. Porto Alegre, 2003, 38f. Monografia (Especialização em Dança). Faculdade de Educação Física e Ciências do Desporto – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

GREINER, Christine. O corpo: pistas para estudos indisciplinares. São Paulo: Annablume, 2005.

XAVIER, Telmo. Interação da Inteligência corporal-cinestésica com a criatividade: uma abordagem no desempenho de tarefas motoras. Santa Maria. 1998. 202f. Tese (Doutorado em Ciências do Movimento Humano) – Universidade Federal de Santa Maria.

Publicado
2018-05-17
Seção
Territórios e Fronteiras da Cena