Viewpoints: efeitos no espaço e no tempo
Resumo
Proponho uma abordagem do treinamento Viewpoints (Pontos de Vista), organizado pela diretora americana Anne Bogart, a partir de experiências realizadas com o grupo de pesquisa O corpomente em cena, formado por alunos e egressos do Curso de Licenciatura em Teatro da Universidade do Estado de Santa Catarina. Os pressupostos dos Viewpoints permitem o surgimento de ações cênicas a partir de situações físicas e vocais baseadas na percepção e consciência do estado do corpo no espaço e tempo. Neste sentido, me alio a estudos sobre percepção e ação provenientes das ciências cognitivas, buscando compreender a organização destes fenômenos no corpo em ação.Referências
BOGART, Anne. LANDAU, Tina. The Viewpoints Book: A practical Guide to Viewpoints and Composition. New York: Theatre Communications Group, 2005.
CORIN, Florence. Les sens du mouvement. Interview D’Alain Berthoz. Vu du corps. Contredanse/Nouvelles de danse, Bruxelles, n. 48/49, 2001.
DELEUZE, Gilles. Lógica do Sentido. São Paulo: Perspectiva, 2000.
GIL, José. Abrir o Corpo. IN: FONSECA, Tania. ENGELMAN (Orgs.). Corpo, Arte e Clínica. Porto Alegre: UFRGS Editora, 2004.
Publicado
2018-05-17
Seção
Territórios e Fronteiras da Cena