Performance Arte: modos e existência
Resumo
O presente artigo considera a amplitude do campo da performance e opta por abordar esta manifestação segundo o viés do corpo. Para o que, recorta características recorrentes das ações apresentadas nos Festivais de Apartamento.Referências
FABIÃO, Eleonora. Programa Performativo: O corpo-em-experiência. ILINX. Revista do LUME. Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais. UNICAMP. n. 4, dez 2013.
LIGIÉRO, Zeca. Performance e Antropologia de Richard Schechner. Rio de Janeira: Mauad: 2012.
MERLEAU-PONTY, Maurice. O Visível e o Invisível. Perspectiva: São Paulo, 1971. Tradutores: José Artur Gianotti e Armando Mora D´Oliveira.
NOTA, Juno. Deixando o X para trás na linguagem neutra de gênero. Disponível em: http://naobinario.wordpress.com/2014/11/01/deixando-o-x-para-tras-na-linguagem-neutra-de-genero/. Acesso em 04 de setembro de 2014.
OLIVEIRA, Lúcia Maciel Barbosa. Corpos indisciplinados. Ação cultural em tempos de biopolítica. Editora Beca: São Paulo, 2009.
SCHECHNER, Richard. O que é performance. No site: Hemispheric Institute – Instituto Hemisférico de Performance e Política: http://hemisphericinstitute.org/hemi/en/courses/perfconq04/materials/text/OqueePerformance_Schechner.htm.rio/perfconq04/materials/text/OqueePerformance_Schechner.htm. Acessado em 10 de Setembro de 2009.
SUASSUNA, Ariano. Iniciação à Estética. José Olympio: Rio de Janeiro, 1972.
TIBURI, Márcia. Luciana Genro - Direito ao voto como direito a pensar e agir politicamente. Disponível em: http://www.brasilpost.com.br/marcia-tiburi/luciana-genro-direito-ao-voto-como-direito-a-pensar-e-agir-politicamente_b_5864728.html. Acesso em 22 de setembro de 2014).