Está à venda o jardim das cerejeiras – uma proposta de dramaturgia e encenação
Resumo
Está à venda o jardim das cerejeiras trata-se de um percurso de retomada deO jardim das cerejeiras de Anton Tchekhov, a partir do cruzamento entre dois
suportes, um textual – a peça teatral de Tchekhov – e um fílmico – o filme-deteatro
La cerisaie, realizado por Peter Brook em 1981 –, e da consequente criação de uma nova dramaturgia cênica, articulada por duas ideias principais. A primeira é a ideia da duplicação em cena de um mesmo objeto. Considerando que o filme de Brook é uma versão para o drama de Tchekhov, e que este drama será reproduzido ao vivo pelos atores da cena e eletronicamente pelos atores do filme de Brook, será dado a ver, de certo modo, dois do mesmo. Sendo que ao encenar a peça teatral de Tchekhov,
Brook criou outro drama, um novo drama. A dupla presença de dois “dramas”,
que são o mesmo e são distintos, em uma nova configuração cênica, conduz,
portanto, à segunda ideia, que é a da presença de segundo grau. Esta proposta objetiva discutir, ao menos, três questões: a utilização do filme-deteatro como material dramatúrgico, a noção de presença de segundo grau, e as possíveis interseções teatro-cinema.
Referências
AGAMBEN, Giorgio. Infância e história: destruição da experiência e origem da
história. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2005.
AUMONT, Jacques. O cinema e a encenação. Lisboa: Edições Texto & Grafia,
BARTHES, Roland. A câmara clara. Lisboa: Edições 70, 1980.
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NIETZSCHE, Friedrich Wilhelm. Além do bem e do mal: prelúdio a uma
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___. Teatro I – A gaivota / O tio Vania. São Paulo: Editora Veredas, 1998.
___. Teatro II – As três irmãs / O jardim das cerejeiras. São Paulo: Editora
Veredas, 2003.
___. Contos. 12 Volumes. Lisboa: Relógio D’Água Editores: 2001.