Por uma Reconciliação de Saberes nas Licenciaturas das Artes da Cena
Resumo
Este artigo apresenta e analisa as recorrências emergentes das formas deinserção das noções de Territorialidades e Saberes Locais nos atuais
currículos das Licenciaturas em Dança e em Teatro da Universidade Federal
da Bahia — campo de observação escolhido por serem as primeiras escolas
específicas destas artes no Ensino Superior no país — vinculando-as ao
percurso histórico das instituições em questão, ao Ensino Superior no Brasil, e
às hierarquizações de saberes a partir da construção da tradição ocidental.
Ressalta a necessidade de uma revisão da concepção de universidade e da
formação do professor a partir de propostas para uma reformulação da Dança
e do Teatro no ambiente da graduação sem hierarquização dos saberes.
Aponta estas artes como elementos passíveis e constitutivos do conhecimento
humano e, ainda, um local privilegiado de religação dos saberes formadores da
cultura para a efetivação e construção da complexidade. Ressalta o momento
da dicotomização do conhecimento, devido a incompreensões e equívocos
determinantes do cientificismo e do academicismo. Assume a atual discussão
sobre a reconciliação dos saberes sob a ótica de uma epistemologia do
cotidiano.
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