O rato no muro: Decupando elementos textuais dramáticos e não-dramáticos
Resumo
O presente artigo pretende realizar um estudo dramatúrgico da peça teatral daautora brasileira Hilda Hilst, escrita em 1967 e intitulada “O rato no muro”. Hilda
Hilst foi uma escritora que produziu poucas peças teatrais em sua trajetória,
sendo seu principal ramo a área da literatura em prosa e poesia. Esta pesquisa
pretende efetuar uma análise do seu texto teatral para fomentar uma discussão
em torno de sua escrita, sob diferentes perspectivas, a fim de problematizar
questões como o status desse texto enquanto texto dramático; os traços de
performatividade inscritos nele; a construção do personagem e a relação entre
personagem e narrativa. A intenção aqui não é enquadrar a peça “O rato no
muro” em um estilo teatral específico, mas analisar sua relação com diferentes
estéticas teatrais.
Referências
BIRKENHAUER, Theresa. Zwischen Rede und Sprache, Drama und text.
Uberlegumgen zur gegenwartigen Diskussion. In: BAYERDORFER, Hans-Peter et. al. Vom drama zun Theatertext? Tubingen: Max Niemeyer, 2007. Traduzido como Entre a fala e a linguagem, por Stephan Baumgärtel [tradução não
publicada].
CÂNDIDO, Antonio et. al. A personagem de ficção. São Paulo: Perspectiva, 1985.
HILST, Hilda. Teatro completo. Org. Alcir Pécora; posfácio Renata Pallottini. São Paulo: Globo, 2008.
LEHMANN, Hans-Thies. Teatro pós-dramático. São Paulo: Cosac Naify,
PALLOTTINI, Renata. Dramaturgia – A construção do personagem. São
Paulo: Ática, 1989.
VINCENZO, Elza Cunha de. Um teatro da mulher. São Paulo: Perspectiva, 1992.
Seção
História das Artes e do Espetáculo