O ator antes da cena: Procedimentos de criação através da linha de ação física em Grotowski
Resumo
Esta pesquisa propõe o estudo dos processos de criação registrados por JerzyGrotowski e seus colaboradores do Teatro-Laboratório. Para Grotowski a
atuação é um ato solene de autoconhecimento coletivo. Para se articular como
tal é necessário uma “ação total”. Esse fenômeno se expressa quando o ator
repete sua partitura e através dela se desnuda, acessando seus impulsos
interiores. Nesse momento o espectador sabe que encontrou um fenômeno
autêntico, e a irradiação do espetáculo se deriva dos opostos: objetivo —
subjetivo, partitura — ato. O trabalho do ator está centrado no paradoxo entre
espontaneidade e disciplina, trabalhando com a ideia de subjetivação de ações
objetivas, o cerne da ação física.
Referências
GROTOWSKI, Jerzy. Em Busca de um Teatro Pobre. Rio de Janeiro,
Civilização Brasileira, 1971.
GROTOWSKI, Jerzy; FLASZEN, Ludwik. O Teatro-Laboratório de Jerzy
Grotowski 1959 – 1969. São Paulo, Perspectiva, 2007.
GROTOWSKI, Jerzy. Respuesta a Stanislavski. In: Revista Máscara. Ano 4,
n. 16, México, Escenología, A.C., 1994.
OUAKNINE, Serge. Le Prince Constant. Étude et reconstitution du
déroulement du spectacle in Les Voies de La Création Théatrale. Paris – VII,
Éditions du Centre National de La Recherche Cientifique, 1970.
RICHARDS, Thomas. Trabajar com Grotowski sobre las acciones físicas.
España, Alba Editorial, SLU, 2005.
Seção
Processos de Criação e Expressão Cênicas