Fazendo Contato: A Dança Contato-Improvisação na Preparação de Atores
Resumo
Este trabalho busca discutir uma possibilidade de aplicação dos fundamentos dadança contato-improvisação em uma prática de preparação para atores. Parte-se do
princípio básico desta forma de dança que é manter contato físico com pelo menos uma
pessoa de forma (in)constante. Todavia, pretende-se desenvolver o conceito de contato
para que este passe a ser abordado de forma mais ampla. A partir desta premissa, e do
trabalho a partir dos princípios básicos da dança contato-improvisação, são questionadas as
potencialidades que esta prática pode vir a contribuir na questão da contracena no teatro.
Referências
COHEN, Bonnie Bainbridge. Sensing, Feeling and Action: The Experiential Anatomy of Body-Mind Centering. Northampton Massachusetts, 1997
DUDEQUE, Norton. O Drama Wagneriano e o Papel de Adolphe Appia em suas transformações cênicas in R.cient./FAP. Curitiba, v.04, n.01, PP.1-16, jan/jun. 2009.
FERNANDES, Ciane. O Corpo em Movimento: O Sistema Laban/Bartenieff na Formação e Pesquisa em Artes Cênicas. São Paulo: Annablume, 2006. 2ª Ed. Revisada e aumentada.
MIRANDA, Regina. Corpo-Espaço: Aspectos de Uma Geofilosofia do Movimento. Rio de Janeiro: 7letras, 2008
QUEIROZ, Clélia Ferraz Pereira de. Corpo, Mente e Percepção: Movimento em BMC e Dança. São Paulo: Annablume, Fapesp, 2009.
RENGEL, Lenira. Dicionário Laban. São Paulo: Annablume, 2003.
STANISLAVSKI, Constantin. A Preparação do Ator. Tradução de Pontes de Paula e Lima, 15ª edição. Rio de Janeiro/RJ: Civilização Brasileira, 1999.
TEIXEIRA, Ubiratan. Dicionário de Teatro. São Luis/MA: Editora Instituto Geia, 2005.
VASCONCELLOS, Luiz Paulo. Dicionário de Teatro. 6ª. edição. Porto Alegre/RS: L&PM, 2009.