A Cena Como Saber da Perda: Por um olhar alegórico à teatralidade no espetáculo chileno Gemelos

  • Héctor Briones

Resumo

No espetáculo Gemelos, do grupo chileno La Troppa (1999), os atores são como
bonecos sobre um teatrinho de guinhol – a escala humana – contando uma história que
remete à 2ª guerra mundial e também à ditadura chilena (1973 - 1988). Pela delicadeza e
melancolia da encenação, esta foi considerada uma redentora do desastre ditatorial.
Gemelos foi lido em chave romântica, espiritualizando sua materialidade cênica em vistas a
essa redenção, o que ocultou a sua força crítica, apontada para as ruínas e perdas do
passado ditatorial. A partir da distinção romântica do símbolo e da alegoria, via Benjamin,
propõe-se aqui uma leitura do espetáculo que revele essa força crítica ao indagar na sua
materialidade cênica. Trata-se da enigmática força política da cena alegórica, revelando um
frágil presente.

Referências

AVELAR, Idelber. Alegorías de la Derrota: La ficción posdictatorial y el trabajo del duelo. Santiago de Chile, Ed. Cuarto Próprio, 2000.

BENJAMIN, Walter. Obras Escolhidas. Magia e Técnica, Arte e Política: Ensaios sobre literatura e História da Cultura. São Paulo – Brasil, Ed. Brasiliense, 1993.

BENJAMIN, Walter. Documentos de Cultura, Documentos de Barbárie. Escritos escolhidos / seleçao e apresentação Willi Bolle. São Paulo, Cultrix, ed. Universidade de São Paulo, 1986.

BENJAMIN, Walter. Origem do Drama Barroco Alemão. São Paulo, Ed. Brasiliense, 1984.

BERTHOLD, Margot. História Mundial do Teatro. São Paulo- Brasil, Ed. Perspectiva, 2005.

BORNHEIM, Gerd A. O Sentido e a Máscara. São Paulo, Ed. Perspectiva, 1975.

BRIONES, Héctor A. Para não Falar como eles Falam, Para não Ver como eles Vêem: a poética do encenador chileno Ramón Griffero. Dissertação submetida ao programa de pósgraduação em Artes Cênicas, da Universidade Federal da Bahia, como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Artes Cênicas. Orientadora: Prfª, Dra. Ângela de castro Reis, fev 2007.

CARLSON. Teorias do Teatro: Estudo histórico-crítico dos gregos à atualidade. São Paulo, Ed. UNESP, 1997.

DE TORO, Alfonso. Reflexiones sobre fundamentos de investigación transdisciplinaria, transcultural y transtextual en las ciencias del teatro: En el contexto de una teoría postmoderna y postcolonial de la 'hibridez' e 'inter-medialidad'. In: Revista Gestos; revista de teoría y práctica de teatro hispano. Irvine, Califórnia, Ed. Department of spanish and portuguese; University of California, Sept. 2001, nº 32, p. 14 - 49. Disponível em: < http://www.uni-leipzig.de/%7Edetoro/sonstiges/Reflexiones.htm>; Acesso em: 12 nov 2004

DE TORO, Fernando (ed). Semiótica y Teatro Latinoamericano. Buenos Aires – Argentina, ed. Galerna/IITCTL, 1990.

HANSEN, João Adolfo. Alegoria: Construção e Interpretação da metáfora. Campinas-SP, Ed. Unicamp, 2006.

HURTADO, Maria de la Luz. Um Prodígio de La Troppa. Revista Apuntes de Teatro, Santiago de Chile, Ed. Pontifícia Universidad Católica de Chile, Escuela de Teatro, 1999, nº 116. p. 7 – 44

HURTADO, Maria de la Luz. Recorrido a través de La Troppa. Revista Apuntes de Teatro, Santiago de Chile, Ed. Pontifícia Universidad Católica de Chile, Escuela de Teatro, 1995, nº 109. p.55– 68

LA TROPPA. GEMELOS. Texto-roteiro da montagem In: Revista Apuntes de Teatro, Santiago de Chile, Ed. Pontifícia Universidad Católica de Chile, Escuela de Teatro, 1999, nº 116. p. 51 – 74

LORCA, Jaime. Notas sobre Gemelos. Revista Apuntes de Teatro, Santiago de Chile, Ed. Pontifícia Universidad Católica de Chile, Escuela de Teatro, 1999, nº 116. p. 4 – 6

MARAVALL, José Antonio. A Cultura do Barroco: Análise de uma Estrutura Histórica. São Paulo, Ed. EDUSP, 1997.

MÉNDEZ, Sigmund. Del Barroco Como el Ocaso de la Concepción Alegórica del Mundo. Revista Andamios, vol. 2, nº 4, junio 2006, p 147 – 180. Disponível em: http://www.uacm.edu.mx/andamios/num4/articulo%201.pdf; Acesso em: 15 mar 2007.

RICHARD, Nelly. Residuos y Metáforas (Ensayos de crítica cultural sobre el Chile de la Transición). Santiago-Chile, Ed. Cuarto Propio, 2001.

SEREY, Alejandra. La Escenografía: un saber del espacio de espectáculo. Revista Apuntes de Teatro, Santiago de Chile, Ed. Pontifícia Universidad Católica de Chile, Escuela de Teatro, 2005, nº 126-127. p. 59 – 73

Seção
História das Artes e do Espetáculo