Obras-em-confronto: possibilidades metodológicas de criação dramatúrgico-atorial

  • Larissa Elias

Resumo

Obras-em-confronto propõe uma investigação de caráter teórico-prático acerca
das possibilidades de produção de metodologias de criação, a partir do confronto entre três
suportes. Um primário: as formações conceituais do conjunto espaço vazio, na poética de P.
Brook; e dois secundários: a poética de Tchekhov, e o sistema de Stanislavski, lido a partir
da poética tchekhoviana. O espaço vazio apresenta três desdobramentos principais (o vazio
do lugar, o vazio instaurado pelo inusitado de um lugar qualquer, e o vazio do ator), os quais se constituem como procedimentos poéticos. Poder-se-ia dizer que o espaço vazio é uma espécie de ponto de coincidência de uma série de práticas e noções, que ele se perfila a uma variedade de componentes cênicos, e deles se projeta como uma sensação conceitual.

Referências

ANGELIDES, Sophia. A.P. Tchekhov: Cartas para uma Poética. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1995.

BABLET, Denis. Rencontre avec Peter Brook. In: Travail théâtral. Paris, n. 10, octobrejanvier 1973.

BALUKHATHY, S. D. The Seagull produced by Stanislavski. London: Denis Dobson, 1962.

BANU, Georges. Notre théâtre. La cerisaie, cahier de spectateur. Paris: Actes Sud, 1999.

___. (org.). Brook. Les voies de la création théâtrale. Vol. 13. Col. Arts du spectacle. Paris: CNRS, 2002.

BENJAMIN, Walter. Paris, capital do século XIX. In: ___. Sociologia. São Paulo: Editora Ática, 1991.

BROOK, Peter. A propos de Tchekhov, propos recueillis par Colette Godard. In: TCHEKHOV, Anton. La cerisaie. Adaptation de Jean-Claude Carrière. Paris: Ed. Centre International de Créations Théâtrales – C.I.C.T., 1981.

___. The empty space. New York: Touchstone, 1996.

CAGE, John. Silence: lectures and writings. Middletown: Wesleyan University Press, 1973.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O que é a filosofia. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1992.

FERGUSSON, Francis. Anton Chekhov’s plays. New York / London, Norton: Ed. Eugene K. Bristow, 1977.

HEIDEGGER, Martin. Ser e tempo. Petrópolis: Vozes, 1989.

___. Ensaios e conferências. Petrópolis: Vozes, 2002.

MAGARSHACK, David. Stanislavsky. Westport: Greenwood Press, Publishers, 1975.

MEYERHOLD, Vsevolod. Textos teoricos. Vol. 1. Introduccion y seleccion J.A. Hormingon. Traducido por J. Delgado, M. Anos, R. Vicente, V. Cazcarra y J. L. Bello. Madrid: Alberto Corazon Editor, 1972.

MITTER, Shomit. Systems of rehearsal: Stanislavsky, Grotowski and Brook. London: Routledge, 1992.

SARRAZAC, Jean-Pierre. Théâtres intimes. Arles: Actes Sud-Papiers, 1989.

STANISLAVSKI, Constantin. Minha vida na arte. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1989.

TCHEKHOV, Anton. Notebook of Anton Chekhov. New York: The Ecco Press, 1987.

WILLIAMS, Raymond. Drama em cena. São Paulo: Cosac Naify, 2010.

Seção
Territórios e Fronteiras da Cena