Desafios da diferença: possibilidades de uma cena inclusiva a partir das relações estabelecidas entre os colaboradores no processo de criação – uma análise da estratégia de criação Cycles Repère

Resumo

A presente investigação está inserida no campo dos estudos dos processos de criação cênica, tendo por objetivo central a identificação de princípios de base para práticas cênicas que possibilitem a interação entre artistas com e sem deficiência física. Em um recorte específico, neste escrito são apresentadas considerações a partir da análise da estratégia de criação Cycles Repère, praticada em oficinas de teatro para grupo misto, compondo a investigação empírica da pesquisa. As relações estabelecidas entre os envolvidos no processo de criação são indicadas como determinantes para a efetivação da cena inclusiva. Dessa forma, as negociações, e como os poderes são mobilizados a partir da visibilidade de aspectos fundantes do processo – decisões, encaminhamentos, espaços para saberes artesanais e não especializados – se fazem ver como premissas de uma prática cênica acessível, influenciadas pelos procedimentos de criação selecionados. Assim, em etapa de finalização da pesquisa, observa-se que reconhecer os saberes dos criadores em um grupo misto exige um olhar alargado sobre certas exigências tradicionais das práticas cênicas, tais as que indicam ao virtuosismo e à especialização.

Biografia do Autor

Marcia Berselli, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Professora do Departamento de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

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Publicado
2019-05-09
Seção
Processos de Criação e Expressão Cênicas