Experimentando a dramaturgia do performer

Resumo

O trabalho apresentado procura trazer os procedimentos  práticos e teóricos realizados para a busca de uma dramaturgia realizada pelo performer - ator/bailarino. Utilizando o método de Pesquisa Incorporada (SPATZ, 2015) como procedimento para se desenvolver prática como pesquisa; dos Estudos Coreológicos (PRESTON-DUNLOP, 2010) para gerar e analisar movimentos; e da Abordagem Somático-Performativa (FERNANDES, 2014), busco compartilhar como a prática laboratorial (SCIALOM, 2017) tem contribuído para a investigação proposta e para configurar processos de criação. Utilizo destes vieses metodológicos pois apesar de tratarem da materialidade do corpo como locus de conhecimento, eles caminham em estradas paralelas. Cada um deles traz uma contribuição singular para constituir o meu atual campo de pesquisa: a dramaturgia na dança. Assim, trago os procedimentos sendo utilizados para investigar o performer e seu conhecimento corporal, como um dramaturgo de sua criação

Biografia do Autor

Melina Scialom, Universidade Estadual de Campinas

Doutora em Dança pela University of Roehamton (Reino Unido); Mestre em Artes Cênicas pela UFBA; Bacharel e Licenciada em Dança pela UNICAMP. Melina desenvolveu sua pesquisa em torno da práxis de Rudolf Laban.

Referências

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SCIALOM, Melina. Laban Plural: Arte do Movimento, Pesquisa e Genealogia da Práxis de Rudolf Laban no Brasil. São Paulo, Brasil: Summus, 2017.

SPATZ, Ben. What a Body Can Do: Technique as Knowledge, Practice as Research. New York; London: Routledge, 2015.

Publicado
2019-05-10
Seção
Processos de Criação e Expressão Cênicas