O Teatro da Crueldade e a Possessão do Verbo pelo Ator-Xamã

  • Maria Cristina Brito Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Resumo

O trabalho trata de aspectos da função do ator como um xamã, a partir de uma perspectiva de leitura do Teatro da Crueldade de Antonin Artaud. O teatro é observado como uma cerimônia que acontece em um espaço mágico e sagrado. É nesse espaço virtual que ocorre o encontro do ator-xamã com o espectador como a ritualização de um ato de possessão. Reconhecendo na palavra o seu caráter mágico, mítico e simbólico o ator faz da cena uma escritura onde no encontro com o outro, o espectador, realiza a alquimia da possessão do verbo. Encontrar a essência da palavra é o exercício de atletismo afetivo que discrimina no verbo o seu duplo e faz do ator um xamã da palavra e da cena.

Referências

ARTAUD, Antonin. O Teatro e seu Duplo. São Paulo: Martins Fontes. 1993 BROOK, Peter. A Porta Aberta.Rio de Janeiro: Civilização Brasileira. 1999. ELIADE, Mircea. O Sagrado e o Profano. São Paulo: Martins Fontes. 2001.

Publicado
2018-05-17
Seção
Estudos da Performance