Dramaturgia em jogo: uma proposta de criação e aprendizagem do teatro

  • Marcos Aurélio Bulhões Martins Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Resumo

Esta comunicação apresenta uma síntese dos resultados da pesquisa desenvolvida durante o curso de doutorado em Artes Cênicas da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, orientada pela Profa. Dra. Maria Lúcia Pupo. O objetivo da pesquisa consistiu em sistematizar princípios metodológicos para uma proposta de aprendizagem dos fundamentos da escritura cênica, através de experimentos de análise, adaptação e encenação de textos teatrais. A investigação partiu de uma revisão bibliográfica sobre as relações entre encenação e pedagogia tendo em vista enfocar a importância da dramaturgia na formação do professor e no ensino de teatro na escola. A observação de processos de criação de diretores de teatro abertos à participação do grupo na escritura cênica (José Celso Martinez Correa e Antônio Araújo); a observação de uma das práticas de ensino de direção teatral na Universidade de São Paulo e de dramaturgia no Institut del Teatre de Barcelona; a realização de oficinas de iniciação à encenação com jovens e adultos e com professores em formação em Natal, São Paulo e Rio de Janeiro, sedimentaram princípios de uma proposta metodológica de ensino e criação do teatro. Propõe-se a criação de um banco de textos sobre teatro que possa servir de suporte para as práticas de leitura e encenação. O texto teatral é abordado aqui a partir da noção de jogo. Foram planejadas e realizadas práticas nas quais os participantes vivenciaram os papéis de dramaturgo e de diretor visando a ampliar as funções do aluno – professor em formação ou iniciante – na criação teatral. Nesta perspectiva, o trabalho dramatúrgico é uma prática que articula procedimentos de análise, estudo teórico, criação de imagens e jogos teatrais a partir de fragmentos e, depois, de textos completos. A experimentação de diferentes procedimentos de criação utilizados por diretores e grupos expressivos e necessários para a compreensão da cena contemporânea é outro princípio metodológico importante. Propõe-se a sistematização de dossiês de encenações modelares, a partir da análise do referido experimento. Os resultados obtidos contribuem para o aperfeiçoamento da formação de docentes e pesquisadores da pedagogia do teatro no contexto brasileiro atual, contribuindo para o debate sobre as propostas metodológicas que integrem o estudo teórico com a prática da encenação durante a Licenciatura. O estudo pode interessar também a diretores que valorizem o desenvolvimento de discursos teatrais coletivos e que tenham a dramaturgia como ponto de partida.

Referências

KOUDELA, Ingrid Dormien. Texto e Jogo. São Paulo, Perspectiva, 1996.

LEHMANN, Hans Thies. Le Théâtre postdramatique. (tradução de Philippe-Henri Ledru).Paris, L’Ârche, 2002.

MARTINS, Marcos Bulhões. Encenação em Jogo. São Paulo, Hucitec, 2004.

PUPO, Maria Lúcia S. B. Entre o Atlântico e o Mediterrâneo: um aventura teatral, São Paulo, Perspectiva, 2005.

RYNGAERT, Jean Pierre. Ler o teatro contemporâneo. São Paulo, Martins Fontes, 1998.

Publicado
2018-05-17
Seção
Pedagogia do Teatro e Teatro na Educação