KLAUSS VIANNA E A EXPRESSIVIDADE COMO DEVIR DRAMATÚRGICO DA DANÇA
Resumo
No cenário da dança, Klauss Vianna é uma referência por sua produção como pesquisador de métodos de preparação e criação com foco no intérprete-criador. Na fase final de sua vida com a dança, estava mergulhado profundamente na dramaturgia do corpo: como preparar, formar, tornar um dançarino um sujeito-dramaturgo de sua própria gestualidade? A partir de escrituras do próprio artista e sobre o próprio artista e, fundamentalmente, em diálogo com o artigo Gesto e Percepção de Hubert Godard, o presente texto procura tecer uma análise sobre aspectos do processo dramatúrgico de Klauss Vianna, destacando sua identidade somática.Referências
COSTAS, Ana Maria Rodriguez. Educação somática e o desenvolvimento de novas sensibilidades nos treinamentos do intérprete-criador da dança. Anais do III Congresso ABRACE, Memória ABRACE VII, Florianópolis, 2003.
GODARD, H. Gesto e percepção. In, LIÇÕES DE DANÇA, 3. Rio de Janeiro: UniverCidade Editora, 2002.
PRESTON-DUNLOP, Valerie. Choreology. 1989 (mimeo).
UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI. Depoimento de Zélia Monteiro. São Paulo: Curso de Dança, disciplina Dança e Educação Somática, 18 de outubro de 2005.
VIANNA, Klauss. A Dança. São Paulo: Siciliano, 1990.
Publicado
2018-05-17
Seção
Pesquisa em Dança no Brasil: Processos e Investigações