Galanga, Chico Rei: encruzilhadas do rito, memória e religiosidade

  • Marcos Antônio Alexandre Universidade Federal de Minas Gerais

Resumo

Galanga, Chico Rei é um espetáculo cênico-musical, estreado em 2011,
dirigido por João das Neves, com direção musical de Titane, texto de Paulo
César Pinheiro, protagonizado por Maurício Tizumba e um elenco de atores
negros. Ao discorrer sobre os estudos da etnocenologia, Armindo Bião destaca os
“estados de corpo” como um dos tópicos para se referir “à indissociabilidade
entre corpo e consciência” e para se “reportar às artes do espetáculo que se
sustentam, em boa medida, na prática e exercício de alteração dos estados de
corpo habituais do dia-a-dia”. Tal aspecto é importante para leitura do
espetáculo, objeto de reflexão deste trabalho, que busca refletir sobre a
importância da personagem histórica Chico Rei – nobre africano trazido como
escravizado para o Brasil –, analisando como ela é trazida para cena através
do entrecruzamento das temáticas da memória e da religiosidade.

Referências

BIÃO, Armindo (org.). Artes do corpo e do espetáculo: questões de

etnocenologia. Salvador: P&A Editora, 2007.

http://guiadecidades.terra.com.br/pe/arte-e-cultura-teatro-galanga-chico-rei-epeca-no-tambor-mineiro-en-belo-horizonte. Acesso em 30.09.2012, às 19h.

http://www.youtube.com/watch?v=pCsMowIBt-s. Acesso em 01.10.2012, às

h20.

MARTINS, Leda. Performance do tempo espiralar. In: RAVETTI, Graciela e

ARBEX, Márcia. Performance, exílio, fronteiras: errâncias, territoriais e textuais.

Belo Horizonte: FALE/UFMG, Pós-Lit, 2002. p. 69-91.

PINHEIRO, Paulo César. Galanga Chico-Rei. (não publicado – cedido por um

dos atores do espetáculo)

Publicado
2018-08-26
Seção
Etnocenologia