Primeiras considerações: máscara, memória e narrativa como elementos presentes no espetáculo Sobre o murmúrio do rio
Resumo
A presente comunicação pretende analisar aspectos da tríade narrativa, memória e máscara presentes em Sobre o murmúrio do Rio, espetáculo teatral que entre outubro de 2011 e maio de 2012 constituiu uma das fases da pesquisa docente “Tecendo fios: a narrativa, a memória e a máscara na formação e criação teatral” (2011-2013). A narrativa é inspirada em Sumidagawa, que no teatro Nô conta a lenda de uma mulher que teve seu filho roubado por ladrões. Porém, a criança adoece e o ladrão o abandona no meio do caminho. A mãe fingindo-se de louca percorre o país a procura do filho.Quando passa pelo rio Sumida, próximo a Tóquio, o barqueiro que a conduz
narra a história de uma criança enterrada e a celebração da alma desta em um
templo budista. Foram realizados dois ensaios abertos, workshops e uma
primeira temporada com seis apresentações. Dentre os elementos em foco
para a reflexão, é possível destacar a utilização de uma máscara proveniente
da Festa da Virgen del Carmo em Cuzco, Peru.
Referências
ABREU, L.A. “Nô caminho:construção de uma ponte entre a tradição e a
contemporâneo”. In Cadernos da ELT Escola Livre de Teatro. Secretaria de
Cultura: Santo André. Ano 3, número 2, agosto de 2005, p. 49-50.
ASLAN, O. Du rite au théâtre Paris:CNRS Éditions,1999 p.279-289.
BERGSON, E. Matéria e memória: ensaio sobre a relação do corpo com o
espírito. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
COSTA, F.S. A outra face. A máscara e a transformação do ator. 2006. Tese
(Livre Docencia) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São
Paulo.
FO, Dario. Manual mínimo do ator. São Paulo: Ed. Senac, 1999.
GUINSBURG, J; FARIA, J.R; LIMA, M.A. Dicionário do Teatro brasileiro.
Temas, formas e conceitos. São Paulo, Ed. Perspectiva.
KUSANO, D.Y. O que é teatro nô. São Paulo: Ed. Brasiliense, 1988.
PROUST, M. Em busca do tempo perdido. Rio de Janeiro: Nova Fronteira,
ROMERO, P. Fiesta em los Andes. Ritos, música e danças do Peru. Lima:
Fundo Editorial da Universal Católica, 2008.
RYNGAERT J. , J Introdução à análise do teatro. Tradução. Paulo Neves. São
Paulo, Martins Fontes, 1996.
SUZUKI, E. Nô, teatro clássico japonês. São Paulo: Ed. Do Escritor, 1993.