Contatos (Me)moráveis: constituindo coreografia a partir de relacionalidades entre humanos e não/humanos na instalação coreográfica Vestígios
Resumo
O texto apresenta a “instalação coreográfica” Vestígios e aproxima coreografiada noção de “figuração” de Donna Haraway (2008), possibilitando a existência
de uma coreografia que se constitui com a instalação, sendo acionada por
memórias. Propõe que não só humanos, mas também não/humanos coreografam, interferindo e sofrendo interferências para que a coreografia aconteça por meio de relações que engendram moradas comuns, num esforço para que além de moradias, essas relacionalidades entre humanos e não/humanos se tornem memoráveis.
Referências
BENJAMIN, W. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e
história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994.
______. Obras escolhidas volume II: Rua de mão única. 6ª reimpressão.
Tradução Rubens Rodrigues Torres Filho e José Carlos Martins Barbosa. São
Paulo, SP: Editora Brasiliense, 1987.
FORSYTHE, W. Choreographic objects. (2009) (on line)
GALINDO, D.; MILIOLI, D. e MÉLLO, R. P. Dançando com grãos de soja,
espécies companheiras na deriva pós-construcionista. Mimeo, 2012.
GASPAR, M. Sambaqui: arqueologia do litoral brasileiro. 2ª. Ed. Rio de
Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2004.
HARAWAY, D. When species meet. Posthumanities, Volume 3. University of
Minnesota Press: Minneapolis, 2008.
HARAWAY, D. & AZERÊDO, S. Companhias multiespécies nas
naturezaculturas: uma conversa entre Donna Haraway e Sandra Azerêdo. In:
MARIA ESTHER MACIEL (Org.) Pensar/escrever o animal – ensaios de
zoopoética e biopolítica (p. 389-417). Florianópolis: Editora da UFSC, 2011.
LATOUR, B. Políticas da natureza: como fazer ciência na democracia. Trad.
Carlos Aurélio Mota de Souza. Bauru, SP: EDUSC, 2004.
______. Choreography as apparatus of capture. TDR: The Drama Review
:2 (T194). New York University and the Massachusetts Institute of Tecnology, Summer 2007.
______. Planos de Composição. In: GREINER, C.; SANTO, C. E.; SOBRAL, S.
CARTOGRAFIA Rumos Itaú Cultural Dança 2009-2010. São Paulo, 2010.
LIFAR, S. The Choreographer’s manifesto. 1935. (on line)
MILIOLI, D. Dançando com não/humanos: processos sociotécnicos em
dança contemporânea como experimentos em pesquisa. Dissertação
(Mestrado em Estudos de Cultura Contemporânea). Instituto de Linguagem,
Universidade Federal de Mato Grosso, 2012.
TRINDADE, A. L. A escrita da dança: pequeno histórico sobre a notação do
movimento. 2008. (on line)
SOARES, Marta. Depoimento. (01 de abril de 2012) São Paulo. Entrevista
concedida a Emyle Pompeu de Barros Daltro.
SOUZA, A. L. F. de. Instalação. In: CAMPELLO, S. M. C. R.; GUIMARÃES, L.
M. de B. (orgs.) Série GTArtes Módulo 27: Atelier de Produção
Interdisciplinar. Planaltina-DF: Artecor Gráfica e Editora Ltda., 2011.