A Pesquisa sobre a Dramaturgia do Circo-Teatro encenada em São Paulo entre 1927 e 1968
Resumo
A pesquisa da dramaturgia do circo-teatro encenada em São Paulo, entre 1927 e1968, está sendo possível após o levantamento de textos no Arquivo Miroel Silveira, na Biblioteca da Escola de Comunicações e Artes de São Paulo. Nesse arquivo estão devidamente catalogadas 1088 peças de circo-teatro, que fazem parte dos 6.500 processos de censura prévia ao teatro (documentação recuperada pelo professor Miroel Silveira em 1988, da Divisão de Diversões Públicas do Estado de São Paulo). Trata-se de fazer uma amostragem dessas peças, levando em consideração os autores e textos mais encenados, assim como a diversidade dos gêneros (comédias, dramas, melodramas, farsas, burletas, esquetes etc.), como parte do projeto de pós-doutorado O trânsito entre o Circo e o Teatro: a construção da dramaturgia do circo-teatro brasileiro, que está sendo realizado na UNESP, São Paulo, sob a supervisão do Prof. Dr. Mário Bolognesi. A autora, em sua tese de doutorado Saltimbancos Urbanos: a influência do circo na renovação do teatro brasileiro nas décadas de 80 e 90, já constatava o quanto o circo-teatro influenciara os encenadores e atores na construção de uma nova poética teatral. Documentos então levantados apontavam para uma dramaturgia com características próprias, produzida a partir de obras melodramáticas, dramas românticos, operetas e até tragédias, para o que é conhecido como o drama circense. Já nas comédias circenses, as referências apontavam para as farsas, a commedia dell’arte, as chanchadas e pantomimas. Apesar das dificuldades vividas pelas companhias de circo-teatro, na contemporaneidade, há uma produção dramatúrgica que ainda mantém-se presente após um século, como fonte para novas pesquisas.
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