Teatralidade e Performatividade na Investigação Cênica da Peça O Feio
Resumo
Este trabalho apresenta uma pesquisa realizada com um grupo de alunos doCurso Técnico de Teatro, no primeiro semestre de 2013. O texto escolhido foi
O Feio de Marius von Mayenburg (2009). O processo de trabalho permitiu
realizar uma investigação sobre as teatralidades contemporâneas e as
perfomatividades, pois a originalidade da organização textual enfatizou
questões relacionadas à existência humana na sociedade de consumo. A
temática da peça versa sobre os padrões de beleza requeridos pela sociedade
do espetáculo (DEBORD, 1997). A construção do exercício cênico efetivou-se
pela compreensão do texto dramático, na extração dos principais conflitos
instalados, a partir disso identificaram-se as teatralidades e performatividades
contidas na peça. Diante dessas considerações, o trabalho desenvolveu-se
numa dinâmica em que se pautou em trazer à cena um diálogo nesse viés de
conhecimento. O processo de criação instigou o grupo de alunos a pesquisar e
a experimentar as diversas possibilidades na construção de cenas inusitadas,
no sentido de se perceber e compreender a cena teatral na
contemporaneidade.
Referências
COHEN, Renato. Performance como Linguagem. São Paulo: Perspectiva,
Ed. da USP, SP, 1989.
DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo: comentários sobre a sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.
FÉRAL, Josette. Por uma Poética da Performatividade – teatro performativo. Trad. Lígia Borges. Revista Sala Preta, São Paulo, v.1, n.8, p.209, 2008.
____________. FORMAÇÃO: Teatro Performativo e Pedagogia - Entrevista
com Josette Féral. Revista Sala Preta, São Paulo, v.9, n.1, p. 260, 2009.
FERNANDES, Sílvia. Repertório Teatro & Dança. BIÃO, Armindo. BENÍCIO,
Eliene. (coord.). Teatralidades e Performatividade na Cena Contemporânea.
Salvador: UFBA/PPGAC, p.11-21, 2011.
LEHMANN. Hans-Thies. Teatro Pós-Dramático. São Paulo: Cosac Naify,
, p. 223).
__________________. Teatro pós-dramático e Teatro político. Sala Preta,
nº 03, São Paulo: ECA/USP, p. 9 -19, 2003.
MAYENBURG, Marius von. O Feio. Tradução Christine Röhrig, 2009.
PAVIS, Patrice. Dicionário de Teatro. São Paulo: Perspectiva, 2001.
SILVA, Antonio Carlos de Araújo. A encenação no coletivo: desterritorializações da função do diretor no processo colaborativo. São Paulo: A. C. A. Silva, 2008.
f. Tese (Doutorado) – Departamento de Artes Cênicas/ Escola de
Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, 12/06/2008. p. 58.
RYNGAERT, Jean-Pierre. Ler o Teatro Contemporâneo. Trad. Andréa
Sthahel M. da Silva. São Paulo: Martins Fontes, 1998.