Violência urbana, intervenção artística e vozes da memória na Favela Vila Cruzeiro/ RJ
Resumo
A favela Vila Cruzeiro/RJ com a ocupação do exército e a fuga dos bandidostelevisionada de forma dramática em novembro de 2010, foi apresentada como
palco da vitória do Governo do Estado do Rio de Janeiro na “guerra contra o
tráfico” de drogas na cidade. Dois anos depois, as memórias dos moradores
sobre este acontecimento, motivaram a Intervenção Cênica Água para o Rio
Cruzeiro, realizada pelo Coletivo Líquida Ação com a participação dos
moradores da Vila Cruzeiro e do grupo de teatro Favela Força. Esta
experiência, conduzida por mim como artista-pesquisadora, aborda o processo
de montagem/edição dos relatos, objetos, espaços e ações da performance
como Intervenção Cênica. Deslocamentos sonoros e sobreposições espaciais
foram tratados como possibilidade de re-configuração de imagens da memória
e das representações sociais da violência urbana. A Intervenção Cênica, na
perspectiva da arte contextual (Paul Ardenne), acionou diferentes pontos de
vista sobre o lugar favela na cidade e vice-versa.
Referências
ALCÂNTARA, Clarissa. Corporalíngua. Performance e Esquizoanálise.
Curitiba :CRV, 2011
ARDENNE, Paul. Un art contextuel. Création artistique em milieu urbain, em
situation, d´intervention, de participation. Paris : Flammarion, 2004.
BACHELARD, Gaston. A água e os Sonhos. Ensaio sobre a imaginação da
matéria. São Paulo: Martins Fontes, 2002
HALBWACHS, Maurice. Les cadres sociaux de la mémoire. Paris : Albin
Michel, 1994.
RANCIÈRE, Jacques. Le Spectateur Emancipé. Paris : Éditions La Fabrique,