História da Dança em Contexto
Resumo
Este artigo visa relatar a experiência do ensino da História da Dança numaabordagem que considera o contexto dos fatos específicos da área. Tal
experiência difere da perspectiva dominante que se restringe a estudar os fatos
em si. A metodologia utilizada associou os acontecimentos históricos da dança
às transformações ocorridas na experiência de vida social, política e cultural.
Os resultados avaliados com os alunos revelaram uma absorção maior dos
conteúdos e uma melhor compreensão do curso das transformações no tempo.
Referências
ARCHER, Michael. Arte contemporânea: uma história concisa. Tradução
Alexandre Kurg. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
BOURCIER, Paul. História da dança no ocidente. Tradução de Maria
Appenzerller, Rio de Janeiro: Martins Fontes, 1987.
CAMINADA, Eliana. História da dança. Rio de Janeiro: Sprint, 1999.
DANTO, Arthur. Após o fim da arte: arte contemporânea e os limites da
história. Tradução Saulo Krieger. São Paulo: Odysseus Editora, 2006.
FARO, Antonio José. Pequena história da dança. Rio de Janeiro: Jorge Zahar,
GLUSBERG, Jorge. A arte da performance. São Paulo: Perspectiva, 2003.
MICHEL, Marcelle; GINOT, Isabelle. La danse au XX sicle. Paris: Larousse, 1998.
PRIMO, Rosa Cristina Gadelha. A dança do possível: as ligações do corpo
numa cena. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora Ltda., 2006.