Dionisio Encarnado: Os sertões do Teatro Oficina Uzyna Uzona – Para Uma Poética Orgiástica
Resumo
O objetivo deste ensaio é analisar o espetáculo Os Sertões do Teatro Oficina Uzyna Uzona à luz do paradigma do teatro pós-dramático, tomando como ponto de partida essa citação de Sergio de Carvalho publicada na edição brasileira do livro “Teatro Pós-Dramático” de Hans Thies Lehmann. Enquanto Carvalho descreve a poética do “melhor teatro pós-dramático” como uma “poética da morte”, nós propomos que a obra prima do consagrado diretor teatral brasileiro Zé Celso aponta para outro caminho estético: a poética da orgia, uma fusão sensual e sensorial de temas, imagens e linguagens performáticas que englobam e penetram tanto os atores quanto os espectadores, que são todos unidos numa comunhão dionisíaca durante as 30 horas de duração do espetáculo.Referências
CORRÊA, José Celso Martinez. Programa de Os sertões: A Terra. 2006.
______ Programa de Os sertões: O Homem I. 2006.
______ Programa de Os sertões: O Homem II. 2006.
______ Programa de Os sertões: A Luta I. 2006.
______ Programa de Os sertões: A Luta II. 2006.
KRISTEVA, Julia. Desire in Language: A Semiotic Approach to Literature and Art. New York, ColumbiaUniversity Press, 1980.
LEHMANN, Hans Thies. Teatro Pós-Dramático. São Paulo, 200.
NIETZSCHE, F. The Birth of Tradegy. Londres, Penguin, 1993.