Choque de Heterogeneidades: A Montagem “Shock” nas instalações plástico-performáticas do Teatro de Grupo Yuyachkani

  • Carla Dameane P. de Souza

Resumo

A partir das considerações de Walter Benjamin (1975), que a respeito das obras produzidas
por Bertolt Brecht (1898-1956), afirma que nelas se apresenta a característica fundamental
do teatro épico que consistia no uso do “Shock” (procedimento de montagem de
documentos e fragmentos históricos postos em cena anacronicamente e com interrupções
bruscas). Também pensando nas considerações sobre o Distanciamento (Verfremdung) que
foram retomadas pelo crítico de arte francês Didi-Huberman (2008), busca-se neste trabalho pensar sobre a questão da “montagem shock”, presente e reformulada em algumas instalações plástico-performáticas do teatro de grupo peruano Yuyachkani (1971).

Referências

BENJAMIN, Walter. Tentativas Sobre Brecht. Iluminações III. Prólogo, Tradução e Notas de Jesús Aguirre. Espanha: Taurus Humanidades, 1975.

BRECHT, Bertolt. “O popular e o realista”. In: Teatro Dialético. Tradução de Editora Civilização Brasileira. Rio de Janeiro. Civilização Brasileira, 1967.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Cuando las imágenes toman posición. El ojo de la historia 1. Tradução do Francês para o Espanhol por Inés Bértolo. Madrid: Antonio Machado Libros, 2008.

ZAPATA, Miguel Rubio. Notas sobre teatro. Lima-Perú e Minessota: Grupo Cultural Yuyachkani y Luis. A Ramos-García, 2001.

ZAPATA, Miguel Rubio. El Cuerpo Ausente (performance política). Terceira Edição. Lima: Didi de Arteta S. A., 2008. Versão Eletrônica. Disponível em:

< http://www.yuyachkani.or/download/elcuerpoausente.pdf>. Acesso em 30 de jun. 2009.

Yuyuachkani. Site Oficial. Disponível em: <http://yuyachkani.org/>. Acesso em 20 de maio de 2010.

Seção
Dramaturgia, Tradição e Contemporaneidade