Corpos em Sombras: A Visibilidade negra na prática performativa do Caxambu
Resumo
Este estudo é sobre o Caxambu em comunidades afrodescendentes, no sul doEspírito Santo, de modo a verificar como essas práticas performativas – uma forma mista de dança de roda, música, canto e alguns princípios religiosos, marcados pela percussão de
tambores – existem, persistem e são re-construídas pela comunidade e elaboradas pelo
Performer e até que ponto elas interferem e recebem interferências no processo social,
individual, político e econômico na comunidade. O objeto da pesquisa se define na relação
que se pode estabelecer entre a prática performativa do sujeito praticante, a se fazer visível
numa sociedade contemporânea. Fundamentado na perspectiva da antropologia teatral de
Barba, dialogando com a etnocenologia de Pradier e também com os estudos da
performance de Turner e Schechner.
Referências
BARBA. Eugenio. A Arte Secreta do Ator: Dicionário de Antropologia teatral. Campinas: HUCITEC, 1995.
FONSECA, Hermógenes; MEDEIROS, Rogério. Tradições populares no Espírito Santo. Vitória: 1991.
GROTOWSKI, Jerzy. Em Busca de um Teatro Pobre. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1971.
MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
PRADIER, Jean-Marie. Etnocenologia. In: GREINER, Christine; BIÃO. Armindo J. de C.
Etnocenologia – Textos selecionados. São Paulo: Annablume, 1999.
PAVIS, Patrice. A Análise dos Espetáculos. São Paulo: Perspectiva, 2003.
SCHECHNER, Richard. O que é performance. In: O Percevejo – Revista de Teatro, Crítica e Estética, Programa de Pós-Graduação em Teatro, UNIRIO. n. 11, v. 12, Rio de Janeiro, 2003. p 25 – 50.
______. Performance: teoría y prácticas interculturales. Buenos Aires: Rojas: UBA, 2000.
______. Between Theater and Anthropology. Philadelphia: The University of Pennsylvania Press, 1985.
TURNER, Victor. O Processo Ritual: estrutura e anti-estrutura. Petrópolis: Vozes, 1974.
______. The Anthropology of Performance. New York: PAJ publications, 1988.