Performance, Autobiografia e Pedagogia: intersecções
Resumo
Este texto apresenta alguns apontamentos a partir da disciplina Interpretação V,realizada com alunos do curso de teatro da Universidade Federal de Uberlândia. A
metodologia utilizada cruzou exemplos da cena contemporânea que trabalham com material
autobiográfico para a composição da cena, teoria da performance e exercícios de percepção
e memória como estímulo para o processo criativo dos alunos. A partir dessa imersão
teórico-prática, cada aluno desenvolveu um programa1 de performance focado nos desejos
pessoais. O objetivo aqui é refletir sobre a importância desses procedimentos e teorias para
a formação do artista cênico.
Referências
AGRA, Lucio. “Autor/autores – performance no coletivo” ou de como a reencenação da performance é um fator estratégico para sua pedagogia. In: Sala Preta. Revista de Artes Cênicas. PPG Artes Cênicas da ECA/USP. n. 8, 2008, pp. 247-252.
_____. Fronteira do múltiplo: performance, pedagogia, contemporaneidade. In: DUARTE de OLIVEIRA; MRAZ e ACHATKIN (Orgs.). Território das artes: ensinar-aprender. SP: Educ/Artgraph/MEC, 2009.
ARAÚJO, Antonio. A encenação performativa. In: Sala Preta. Revista de Artes Cênicas. PPGArtes Cênicas da ECA/USP. n. 8, 2008, pp. 253-258.
BERSTEIN, Ana. A performance solo e o sujeito autobiográfico. In: Sala Preta. Revista de Artes Cênicas. PPG Artes Cênicas da ECA/USP. n. 1, 2001, pp. 91-103.
FABIÃO, Eleonora. Performance e teatro: poéticas e políticas da cena contemporânea. In: FLORENTINO; TELLES (Orgs.). Cartografia do ensino do teatro. Uberlândia: EDUFU, 2009, pp. 61-72.
LARROSA, Jorge. Desejo de realidade. Experiência e alteridade na investigação educativa. In: BORBA; KOHAN (Orgs.). Filosofia, aprendizagem, experiência. BH: Autêntica Editora, 2008, pp. 185-193.
LEHMANN, Hans-Thies. Teatro pós-dramático. Tradução de Pedro Süssekind. São Paulo: Cosac Naify, 2007.
MEDEIROS, Maria Beatriz de. PERFORMANCE. In: Aisthesis: estética, educação e comunidades. Chapecó: Argos, 2005, pp. 127-143.
PUPO, Maria Lúcia de Souza Barros. Sinais de teatro-escola. In: Humanidades. Edição Especial. Teatro pós-dramático. n. 52, Nov. 2006, pp. 109-115.
SAGASETA, Julia Elena. O teatro performático na cena conceitual. In: Revista Urdimento, n.13, 2009, pp. 45-58.
TORRENS, Valentín (Edic.). Pedagogia de la performance. Programas de cursos y talleres. Huesca: Diputación Provincial de Huesca, 2007.
VILLAR, Fernando. PerformanceS. In: Mediações performáticas latino-americanas. BH: FALE/UFMG, 2003, pp. 71-80.