A voz cênica de atrizes brasileiras: técnica e estratégias de projeção vocal

  • Suely Master

Resumo

Estudos realizados com vozes de atores de diferentes nacionalidades
evidenciaram, na análise espectrográfica, um pico na região do quarto formante, o “formante do ator”, que estaria relacionado com vozes perceptivamente avaliadas como sendo muito boas e projetadas. No entanto, algumas questões permanecem sem resposta entre elas, se existe ou não esse mesmo formante nas vozes de atrizes. O objetivo dessa investigação foi comparar as vozes de atrizes e não atrizes por meio de análise perceptivo-auditiva e análise acústica, verificando a existência do “formante do ator” e/ou outras características acústicas que se relacionam às estratégias utilizadas para produzir a voz cênica. Os resultados mostraram diferenças entre grupos para a freqüência da voz, mais grave para atrizes tanto em habitual quanto em forte, e para o modo de fonação, com menos tensão de fechamento das pregas vocais durante a produção da voz. Comparando-se os espectros de som em ambas as intensidades, não encontramos evidências de um “formante do ator” no espectro de atrizes. As vozes das atrizes também foram percebidas como sendo mais fortes e mais projetadas que não atrizes. É provável que a projeção de voz para esse grupo de atrizes venha marcada por uma técnica vocal ineficiente.

Referências

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Seção
Processos de Criação e Expressão Cênicas