Danças compartilhadas: reflexões sobre práticas com dança coral na educação escolar
Resumo
O presente artigo busca refletir a partir das primeiras inquietações da pesquisa de mestrado realizada no Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da UFRN, tendo como objeto de estudo a Dança Coral, tal qual proposta pelo estudioso Rudolf Von Laban. A discussão, partindo de uma interpretação da supracitada dança em seu contexto histórico e em sua poética, foca a possibilidade de abordá-la como proposição no âmbito escolar em uma experiência desenvolvida em uma escola pública com crianças de 10 a 11 anos de idade. O presente trabalho apresenta apontamentos sobre as relações tecidas entre a poética da aprendizagem da Dança Coral e como se propicia um processo de aguçamento focal de percepções da dança, processo ativado pela ludicidade, pela improvisação dirigida, pelo diálogo intercorporal, buscando contribuir para a memória e sensibilização inicial em dança. A partir da pesquisa, foi possível constatar que a prática com a Dança Coral se mostrou como uma proposição potente, estratégica e possivelmente agregadora de variados conteúdos em dança, favorecendo o contato sensível, criativo na ampliação das micropercepções e repertórios de movimentos, em um processo compartilhado que implica, assim, as dimensões individual e social dos indivíduos.
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