O ESPETÁCULO DE DANÇA CONTEMPOR NEA PARA O PÚBLICO INFANTIL: UM PROCESSO INVESTIGATIVO DE CONSTRUÇÃO COLABORATIVA

  • Patrícia Gomes Pereira Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Elaine Cristina Rodrigues de Souza Universidade Federal do Rio de Janeiro

Resumo

Esta pesquisa surgiu no decorrer da disciplina de roteirização e montagem coreográfica do curso de Bacharelado em Dança da UFRJ e tem como objetivo analisar o processo de criação de espetáculo de dança contemporânea voltado para o público infantil desenvolvido nesse espaço de formação pelas autoras. As indagações que norteiam o trabalho giram em torno da descoberta da proposta de movimento, da atuação cênica dos bailarinos e do formato da composição que podem contribuir para o alcance do público infantil. Também nos perguntamos o que devemos evitar para não cairmos na infantilização da cena. Optamos no processo de criação pela realização de oficinas com crianças na faixa etária de 2 a 5 anos que estão sendo desenvolvidas na Escola de Educação Infantil da UFRJ a partir da temática e dos objetos cênicos que escolhemos para pesquisa cênica como um caminho para maior aproximação do universo infantil. Essa experiência tem contribuído para gerar discussões e potencializar a construção de um espetáculo coreográfico que possa dialogar com o público em questão. O trabalho, de construção colaborativa, encontra-se em andamento, nos interessa refletir sobre o processo vivenciado e apresentar os procedimentos que desenvolvemos no percurso dessa criação.

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Publicado
2018-06-14
Seção
Processos de Criação e Expressão Cênicas