O ESPETÁCULO DE DANÇA CONTEMPOR NEA PARA O PÚBLICO INFANTIL: UM PROCESSO INVESTIGATIVO DE CONSTRUÇÃO COLABORATIVA
Résumé
Esta pesquisa surgiu no decorrer da disciplina de roteirização e montagem coreográfica do curso de Bacharelado em Dança da UFRJ e tem como objetivo analisar o processo de criação de espetáculo de dança contemporânea voltado para o público infantil desenvolvido nesse espaço de formação pelas autoras. As indagações que norteiam o trabalho giram em torno da descoberta da proposta de movimento, da atuação cênica dos bailarinos e do formato da composição que podem contribuir para o alcance do público infantil. Também nos perguntamos o que devemos evitar para não cairmos na infantilização da cena. Optamos no processo de criação pela realização de oficinas com crianças na faixa etária de 2 a 5 anos que estão sendo desenvolvidas na Escola de Educação Infantil da UFRJ a partir da temática e dos objetos cênicos que escolhemos para pesquisa cênica como um caminho para maior aproximação do universo infantil. Essa experiência tem contribuído para gerar discussões e potencializar a construção de um espetáculo coreográfico que possa dialogar com o público em questão. O trabalho, de construção colaborativa, encontra-se em andamento, nos interessa refletir sobre o processo vivenciado e apresentar os procedimentos que desenvolvemos no percurso dessa criação.Références
BARBA, Eugenio. Queimar a casa: origens de um diretor. São Paulo: Perspectiva, 2010.
BARBOSA, ANA MAE. John Dewey e o ensino da Arte no Brasil. São
Paulo:Cortez, 2001.
BARROS, Manoel de. Exercícios de ser criança. Rio de Janeiro: Salamandra,1999.
LOUPPE, Lawrence. Poética da dança contemporânea. Lisboa: Orfeu Negro, 2012.
CAMAROTTI, Marco. A linguagem no teatro infantil. São Paulo: Loyola, 1984.
FREIRE, João Batista. Educação de Corpo Inteiro. São Paulo: Scipione,1994.
GREENE, Deborah. Assumptions of Somatics. New York, v.11, n.2, p. 5054, 1997.
PEREIRA, P. G. e SOUSA, M.I.G. Inquietações sobre o processo de criação do intérprete. In: Org. André Carreira...[et al]. (Org.). Metodologias de Pesquisa em Artes Cênicas. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2006, v. 1, p. 89-91.
ORTIZ, Fátima. A Linguagem Cênica no Teatro para Crianças. In: 3ª Revista do Festival Nacional de Teatro Infantil de Blumenau – Fenatib, 1999.
http://www.cbtij.org.br/arquivo_aberto/artigos.htm
SOUZA, E. C. R. Transdisciplinaridade no Ensino do Teatro e Letramento da criança na Educação Infantil: caminhos possíveis? Rio de
Janeiro/UNIRIO 2009 (Dissertação de Mestrado).
VIGOTSKY, L.S. Psicologia da arte. São Paulo: Martins Fontes, 2001.